O governo federal, por meio do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa, expressa otimismo em relação à nova safra agrícola, prevendo uma redução nos preços dos alimentos. Durante o programa Bom Dia, Ministro, ele destacou nesta quarta-feira (22) que a expectativa é de que a oferta de produtos melhore, contribuindo para o barateamento.
O ministro alertou que essa expectativa pode ser ameaçada pelo possível aumento dos preços pelos vendedores. Para evitar isso, Rui Costa enfatizou a importância da pesquisa e da pechincha por parte dos consumidores. “É importante o consumidor pesquisar e pechinchar, para evitar a alta de preços. Isso é fundamental para garantir o aumento do poder aquisitivo, porque não adianta o salário subir se os preços sobem na mesma proporção”, destacou.
A preocupação com a alta dos preços foi também um tema abordado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva em uma reunião ministerial, realizada na segunda-feira (20). Lula reiterou que reduzir os preços dos alimentos é uma prioridade do governo para este ano.
Rui Costa mencionou que a alta nos preços é influenciada por fatores climáticos que impactaram as colheitas e pela dinâmica de oferta e demanda.
O ministro também ressaltou a necessidade de aprimorar a comunicação do governo para esclarecer as políticas públicas e evitar a disseminação de fake news. Ele citou exemplos recentes em que informações falsas prejudicaram a percepção pública sobre medidas governamentais, como no caso do Pix. “Por isso que, na definição de políticas públicas, o presidente reforçou que, antes de fazermos qualquer anúncio ou publicação, a gente se comunique, porque a verdade tem de chegar antes da mentira. Se a gente não comunicar antes, a mentira chega e se instala, e a gente tem de lutar muito para desmenti-la”, comentou.
*Com informações da Agência Brasil
Confira também: Trump dá liberdade para criador de site que facilitava venda de drogas