O prefeito de Piraí do Sul, Henrique Carneiro, em entrevista ao BnT News na manhã desta quinta-feira (17), avaliou sua gestão nós primeiros 100 dias de seu novo mandato, bem como destacou algumas novidades e a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde.
Henrique destacou que nos 100 dias muitos projetos já foram aplicados e estão sendo organizados e planejados. “Fizemos essa semana uma apresentação na nossa rádio local e foram pontuados vários processos que já estão em desenvolvimento no nosso município. Tivemos várias comemorações para fazer desde investimentos que nós estamos recebendo do governo estadual, do governo federal e também aqui do município onde nós faremos a parte de investimento. Então, temos nos primeiros 100 dias a entrega do uniforme escolar, das licitações de novas obras aqui do asfalto, manutenção. Então nesses primeiros 100 dias a gente já fez bastante coisa para desenvolvimento da nossa cidade. Trouxemos aí cursos profissionalizantes, mandamos para Câmara projetos, para desapropriação de imóveis para construção de casas, para centro, para área industrial e também para questão do nosso Centro de Eventos que vamos construir logo”.
O prefeito detalhou que nesses primeiros meses houve mais atenção na questão financeira da educação e da saúde. “Nós investimos, aumentamos o repasse para para o consórcio e estamos investindo ainda mais na contratação de profissionais especializados e também determinei que se aumentasse a quantidade de medicamentos e ampliasse também a nossa remuna, que é a nossa farmácia básica, para que a gente tenha todos os medicamentos que estão na lista e não faltam a nossa população. E na educação também nós investimos investimos aí na aquisição dos uniformes, kit escolar e também já faremos a continuação aí das nossas obras de melhoria nas escolas”.
Saúde
Henrique também disse sobre a construção de uma nova Unidade Básica de Saúde. “Temos a construção de uma UPA de um PAN, que é uma parceria com o Aliel Machado, uma parceria com o Beto Preto, a Secretaria de Estado e do Ratinho Júnior. Nós temos a construção já levantaram as paredes, são R$ 4 milhões e meio de investimento e nós iniciamos essa obra em janeiro. E também agora estamos licitando, está em licitação, a construção de uma nova UBS também que foi destinada por emenda do deputado Aliel Machado. Iremos construir uma nova UBS abrangendo ainda mais no município e contemplando uma área que não tínhamos uma UBS próxima a esse conjunto habitacional. Então, vamos gastar R$ 2 milhões e meio na construção dessa nova UBS e aumentando ainda mais a nossa abrangência e o pessoal sendo atendido mais perto da sua casa”.
Emprego
A cidade também é destaque na geração de empregos, onde superou metas no primeiro trimestre de 2025. “Nós temos realizado um trabalho em conjunto com as nossas empresas. No ano passado doamos alguns terrenos, para a construção de ampliação em construção de novas, novos barracões, novas empresas que já estão aqui no município. Demos a prioridade nesse primeiro momento, a gente priorizou está priorizando, na verdade, as empresas que são locais. Estamos trabalhando, a nossa agência de emprego tá trabalhando muito fortemente na capacitação também, para que a gente possa atingir as ofertas de emprego que nós temos nas empresas locais. Temos uma empresa de papel celulose, também está investindo na ampliação da fábrica e gerará na construção mais de 1 mil empregos”, destaca Henrique Carneiro.
Sobre o programa Feira Verde, o prefeito detalha que “melhoramos o programa, investiremos mais recursos nesse programa, que é um programa que está dando certo que é a troca do lixo reciclável pelo pelo alimento, pela verdura, pela fruta e isso a gente tá ampliando”.
Novidades
Em relação para novidades, Henrique Carneiro apontou que “temos várias novidades vindo, inclusive, agora em maio receberemos aqui os jogos escolares da fase regional e estamos nesses preparativos. Temos já estamos nos preparativos também do nosso rodeio e estamos nos preparativos também para um investimento mais alto de infraestrutura que é a construção de novas moradias aqui no município. Estamos só organizando a documentação e logo iremos anunciar a quantidade de módulos habitacionais de casas e onde será construída essas casas”.
Leia também: Piraí do Sul supera meta de empregos no 1º trimestre de 2025, segundo dados do CAGED