O presidente da Câmara Municipal de Ponta Grossa, vereador Julio Küller (MDB), em sessão ordinária desta segunda-feira (20), comentou a respeito dos casos de bullying no país e no estado, no Dia Mundial de Combate ao Bullying. A data serve para conscientizar sobre e combater esta prática de violência.
O Paraná é o estado que mais pratica cyberbullying no Brasil, segundo o Anuário de Segurança Pública de 2025. Em 2024 foram registrados mais de 450 casos no país. Deste total, 100 casos ocorreram no estado, isso significa que em cada cinco casos, um é paranaense.
Em relação ao bullying o estado também fica nas primeiras posições. Segundo o Anuário, foram registrados no Brasil mais de 2.500 casos. Deste número 515 registrados no Paraná, estando atrás apenas de São Paulo, que possui o maior número de casos com 523.
Confira mais matérias sobre política (Clique aqui).
Sobre estes números, o vereador Julio Küller pediu maior atuação do poder público e da sociedade para solucionar o problema. “Esses números mostram que precisamos agir com firmeza, promovendo a conscientização nas escolas e nas famílias. Combater o bullying é proteger nossas crianças e adolescentes, e construir uma sociedade mais humana e solidária”, afirmou.
Na dimensão nacional, o Brasil é o segundo país em que mais possui jovens que já sofreram cyberbullying na internet, perdendo apenas para a Índia. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), cerca de 13,2% já foram vítimas do crime, cerca de um a cada seis jovens.
As penas para quem pratica bullying ou cyberbullying no Brasil variam de 2 a 4 anos de reclusão, além de multa. O tempo de prisão pode ser aumentado dependendo da gravidade da situação.




Add Comment