Em decorrência da previsão de chuva para sábado, foi transferido para domingo (10/09) o segundo e último dia de atividades da 1ª edição do Piquenique Literário, realizado pela ABC Projetos Culturais, no Parque de Olarias.
As atividades acontecerão das 14h às 17h com a distribuição gratuita de mais de 100 livros de diversos autores ponta-grossenses, com convite para leitura reunindo a família ou grupos de amigos em toalhas espalhadas pelo gramado. A ação ainda promove a aproximação entre escritores e leitores, com a participação da escritora Alessandra Bucholdz e do escritor Silvestre Alves.
Leia também: X Congresso de Educação é aberto no Parque Ambiental em PG
O público infantil ainda poderá se envolver nas contações de história realizadas por Lucélia Clarindo, coordenadora do Bando da Leitura. “Pretendemos proporcionar aos participantes momentos agradáveis e interativos, que incentivam a leitura e o protagonismo literário”, afirma a diretora da ABC Projetos, Alessandra Bucholdz.
O projeto Piquenique Literário foi aprovado no Concurso Cultural para Propostas de Circulação, Formação e Produção Artístico-Culturais Alusivas aos 200 anos de Ponta Grossa, promovido pela Secretaria Municipal de Cultura e Conselho Municipal de Políticas Culturais.
O primeiro encontro aconteceu na última quinta-feira (7) no Parque Monteiro Lobato, reunindo várias pessoas, que tiveram a oportunidade de conversar com as escritoras Renata Regis Florisbelo e Alessandra Bucholdz, além de participar de rodas de leitura e contação de histórias.
Ao todo mais de 200 livros serão distribuídos, mostrando ao público a produção de 25 autores locais, que tiveram seus textos publicados através de 20 diferentes obras. “É importante que as pessoas conheçam quem escreve sobre a cidade e para a cidade. Essa é uma forma também de promover diálogos e encontros bem oportunos quando se discute os 200 anos de Ponta Grossa”, afirma Alessandra.
Silvestre Alves é professor de literatura, compositor, músico e escritor. Sua última obra lançada foi “Acalanto Princesino”, pela editora ABC Projetos. Ele também é autor dos livros Arthur na Província dos Tropeiros e Causos e Lendas do Paraná. Silvestre é membro da Academia Ponta-grossense de Letras e Artes.
Alessandra é jornalista, produtora cultural e autora e/ou organizadora de 15 obras, sendo cinco delas dirigidas ao público infantil. Ela integra a Academia de Letras dos Campos Gerais. No ano passado recebeu o prêmio de literatura “Outras Palavras”, da Secretaria de Estado de Cultura.