O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, na madrugada desta quinta-feira (23), que pretende disputar um quarto mandato à Presidência da República. A fala ocorreu durante discurso oficial ao lado do presidente da Indonésia, Prabowo Subianto, em visita de Estado ao Palácio Merdeka, em Jacarta.
“Eu vou completar 80 anos, mas pode ter certeza que eu estou com a mesma energia de quando eu tinha 30 anos de idade. E vou disputar um quarto mandato no Brasil”, declarou Lula, em tom descontraído durante a coletiva à imprensa.
O presidente ainda acrescentou: “Meu mandato termina no final de 2026, mas nós estamos preparados para disputar outras eleições”, reforçando a possibilidade de nova candidatura.
Repercussão e contexto internacional
A declaração ocorre em meio à agenda internacional de Lula pelo Sudeste Asiático, que inclui compromissos diplomáticos e assinatura de acordos de cooperação com o governo indonésio.
Entre os temas tratados estão agricultura, mineração, energia, ciência, defesa e estatística, com o objetivo de fortalecer a parceria estratégica entre os dois países.
Lula destacou que o Brasil e a Indonésia compartilham posições semelhantes na política global, especialmente na defesa do Sul Global, na reforma do Conselho de Segurança da ONU e na busca por uma solução diplomática para a guerra em Gaza.
Foco em comércio e investimentos
O petista também afirmou que pretende ampliar as relações econômicas entre os dois países, estimulando o intercâmbio comercial e a presença do setor privado.
“Queremos mais empresários brasileiros visitando a Indonésia e mais empresários da Indonésia investindo no Brasil”, disse Lula.
O presidente encerrou a visita ressaltando que o fortalecimento da cooperação entre Brasil e Indonésia será “cada vez mais produtivo”, e que a parceria entre as nações é “cada vez mais relevante” no cenário internacional.
Conheça o nosso canal do Youtube aqui.
Leia aqui: Chuva de meteoros poderá ser vista em Ponta Grossa e todo Brasil nesta quinta-feira (23)




Add Comment