Na quinta-feira(13), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enfatizou, em uma cerimônia no Amapá, que o verdadeiro motor do crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) é o trabalho do povo. O evento, que ocorreu em Macapá, contou com a presença de figuras importantes como o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP), e o líder do governo no Congresso, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), além do governador Clécio Luís (Solidariedade) e diversos ministros e autoridades locais.
Lula destacou que muitos brasileiros não compreendem completamente o que representa o PIB, mas são eles os responsáveis por seu aumento. “O PIB cresceu 2%. O povo nem sabe o que é PIB. PIB é aquilo que é o crescimento de toda riqueza produzida pelo país. Olha, se o PIB cresceu, quem fez crescer? Não foi o patrão. Foi o povo que trabalha”, afirmou.
O presidente também ressaltou a necessidade de redistribuir os frutos desse crescimento: “Se o povo que trabalha fez o PIB crescer, o mais correto é dividir esse crescimento com vocês. É dividir com quem trabalhou e gerou riqueza, porque historicamente, sempre foi o contrário. Pobre só tinha valor em época de eleição”, completou.
Durante sua visita ao Amapá, Lula participou da inauguração do Conjunto Residencial Nelson dos Anjos e assinou a ordem de serviço para as obras do Instituto Federal de Tartarugalzinho. Em seguida, ele se dirigirá ao Pará para uma agenda que inclui a entrega de 1.008 unidades habitacionais do programa Minha Casa, Minha Vida no Residencial Viver Outeiro, beneficiando diretamente mais de 5 mil pessoas na região insular de Belém.
À noite, às 19h, Lula participará da cerimônia de anúncio da ampliação do Microcrédito Produtivo Orientado no auditório da sede do Banco da Amazônia (Basa). No dia seguinte, ele visitará as obras do Parque da Cidade, onde ocorrerá a programação da COP30 em novembro. Posteriormente, Lula seguirá para Parauapebas (PA) para anunciar um investimento significativo de R$ 70 bilhões pela Vale na expansão da mineração de ferro e cobre na região, previsto para ser realizado entre 2025 e 2030.
Leia também Irati investe em merenda de qualidade e fortalece agricultura familiar