A Justiça Eleitoral do Paraná promoveu capacitação de mesárias e de mesários com deficiência no Fórum Eleitoral de Ponta Grossa nesta semana.
A mesária Stephanie Raianny Borba, deficiente visual e residente técnica na UEPG, revelou que desde as eleições de 2022 tinha o desejo de trabalhar nas eleições, mas que foi neste ano, com a campanha do TRE-PR de incentivo à participação de PcDs como mesárias, que conseguiu participar.
Em relação ao treinamento, ela explicou que, como está habituada a trabalhar com o computador, não o considerou complicado. “Nós esperamos que haja inclusão em todas as áreas. Por isso fica o convite às pessoas com deficiência para participar das eleições como mesárias”, declarou.
O servidor do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Diogo Fraga Ferreira, que tem deficiência visual, comentou sobre o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral do Paraná para incluir as pessoas com deficiência no processo eleitoral.
Ele explicou que, para contar com pessoas que têm deficiência visual como mesárias, o TRE-PR criou um material adaptado para ser acessado por leitor de tela, com as informações suficientes para a atuação da mesária e do mesário no dia da eleição.
Treinamentos
Durante os encontros, foram apresentados vídeos institucionais, entre eles o jingle que incentiva a inscrição de PcDs como mesárias nas eleições, a campanha apresentada pela embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que convida as pessoas com deficiência a participarem efetivamente da democracia, e um vídeo explicativo simulando as adaptações de acessibilidade em uma Seção Eleitoral no dia do pleito.
A chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz, abordou os conceitos básicos da “Comunicação Humanizada”, que visa dar mais atenção à pessoa com quem se interage, levando em conta sua história de vida.
A assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, apresentou os recursos de inclusão do TRE-PR, como a Central de Libras e o incentivo à inscrição de intérpretes de língua brasileira de sinais como colaboradores na eleição. A servidora comentou ainda sobre a campanha de incentivo às PcDs como eleitoras, mesárias e candidatas, além do aumento do eleitorado com deficiência no Paraná.
Campanha mesários com deficiência
Alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025, que visa contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, o TRE-PR convida PcDs a participarem das Eleições Municipais de 2024 como mesárias. Elas têm até o dia 20 de setembro para fazer a inscrição.
Para se inscreverem, as interessadas e os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Tribunal, informando sua deficiência para que a Justiça Eleitoral possa conhecer suas necessidades de forma a melhor atendê-los.
Com informações do TRE-PR
Leia também: Homem é detido por perturbação de sossego e tenta subornar policiais na região