Eleições 2024

Mesários com deficiência realizam treinamento para eleições em Ponta Grossa

Imagem do WhatsApp de 2024-09-08 à(s) 14.30.14_dc05aff7 Boca no Trombone Imagem do WhatsApp de 2024-09-08 à(s) 14.30.14_dc05aff7
Imagem: TSE
TRE-PR criou um material adaptado para ser acessado por leitor de tela, com as informações suficientes para a atuação no dia da eleição

A Justiça Eleitoral do Paraná promoveu capacitação de mesárias e de mesários com deficiência no Fórum Eleitoral de Ponta Grossa nesta semana.

A mesária Stephanie Raianny Borba, deficiente visual e residente técnica na UEPG, revelou que desde as eleições de 2022 tinha o desejo de trabalhar nas eleições, mas que foi neste ano, com a campanha do TRE-PR de incentivo à participação de PcDs como mesárias, que conseguiu participar.

Em relação ao treinamento, ela explicou que, como está habituada a trabalhar com o computador, não o considerou complicado. “Nós esperamos que haja inclusão em todas as áreas. Por isso fica o convite às pessoas com deficiência para participar das eleições como mesárias”, declarou.

O servidor do Laboratório de Inovação e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável Diogo Fraga Ferreira, que tem deficiência visual, comentou sobre o trabalho desenvolvido pela Justiça Eleitoral do Paraná para incluir as pessoas com deficiência no processo eleitoral.

Ele explicou que, para contar com pessoas que têm deficiência visual como mesárias, o TRE-PR criou um material adaptado para ser acessado por leitor de tela, com as informações suficientes para a atuação da mesária e do mesário no dia da eleição.

Treinamentos

Durante os encontros, foram apresentados vídeos institucionais, entre eles o jingle que incentiva a inscrição de PcDs como mesárias nas eleições, a campanha apresentada pela embaixadora de acessibilidade do TRE-PR, Pietra Silvestri, que convida as pessoas com deficiência a participarem efetivamente da democracia, e um vídeo explicativo simulando as adaptações de acessibilidade em uma Seção Eleitoral no dia do pleito.

A chefe da Seção de Educação para a Cidadania Política (SECP), Rubiane Barros Barbosa Kreuz, abordou os conceitos básicos da “Comunicação Humanizada”, que visa dar mais atenção à pessoa com quem se interage, levando em conta sua história de vida. 

A assessora de Inovação e Acessibilidade, Claudia Afanio, apresentou os recursos de inclusão do TRE-PR, como a Central de Libras e o incentivo à inscrição de intérpretes de língua brasileira de sinais como colaboradores na eleição. A servidora comentou ainda sobre a campanha de incentivo às PcDs como eleitoras, mesárias e candidatas, além do aumento do eleitorado com deficiência no Paraná.

Campanha mesários com deficiência

Alinhada aos pilares da Gestão 2024/2025, que visa contribuir para uma sociedade mais inclusiva e igualitária, o TRE-PR convida PcDs a participarem das Eleições Municipais de 2024 como mesárias. Elas têm até o dia 20 de setembro para fazer a inscrição.

Para se inscreverem, as interessadas e os interessados devem preencher o formulário disponível no portal do Tribunal, informando sua deficiência para que a Justiça Eleitoral possa conhecer suas necessidades de forma a melhor atendê-los.

Com informações do TRE-PR

Leia também: Homem é detido por perturbação de sossego e tenta subornar policiais na região

siga a gente Boca no Trombone

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)