Ponta Grossa

Ministério da Saúde abre 15 novas vagas para o ‘Mais Médicos’ em Ponta Grossa

Imagem: Agência Brasil
Programa tem como objetivo diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS, com o objetivo de reduzir as desigualdades na saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) anunciou, nesta terça-feira (02), a abertura de 233 vagas ofertadas pelo Ministério da Saúde para o Programa Mais Médicos. As inscrições vão até as 18h deste sábado (06).

Destas vagas, 15 são reservadas para Ponta Grossa, sendo 10 vagas destinadas para ampla concorrência, uma para pessoa com deficiência (PCD) e três para cotas etno-raciais. Todas as vagas são voltadas para a Saúde da Família. A lista completa dos municípios contemplados, bem como o número de vagas por município, pode ser conferida neste documento.

Para aderir ao programa, o médico deverá ser formado em uma universidade brasileira, ou possuir diploma revalidado no Brasil, registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). Médicos brasileiros e estrangeiros com habilitação para exercer a profissão no Exterior também estão elegíveis para a participação.

O secretário de Estado da Saúde, César Neves, ressaltou a importância do Mais Médicos, ao afirmar que é um programa imprescindível para reforçar a capacidade assistencial do Sistema Único de Saúde (SUS), principalmente da Atenção Primária, uma vez que é a porta preferencial de acesso para a população aos serviços de saúde, sobretudo em áreas de maior vulnerabilidade social que possam apresentar escassez e dificuldade de fixação de profissionais.

“O Paraná é um parceiro do Mais Médicos e acreditamos que este novo ciclo, assim como nos anteriores, terá uma grande adesão”, afirmou.

De acordo com o Ministério da Saúde, o programa tem como objetivo diminuir a carência de profissionais nas regiões prioritárias para o SUS, com o objetivo de reduzir as desigualdades regionais na área da saúde; ampliar a inserção do médico em formação nas unidades de atendimento do SUS, desenvolvendo seu conhecimento sobre a realidade da saúde da população, além de aperfeiçoar médicos para atuação nas políticas públicas de saúde e na organização e no funcionamento do SUS.

No Paraná, 351 municípios já aderiram ao programa, somando 1.334 vagas ocupadas por profissionais médicos.

Com informações da AEN

Leia também: Governador autoriza construção de novo colégio estadual em bairro de PG


Carlos Solek

Carlos Solek

Castrense, formado em jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (2020-2023). Atua no portal BNT desde setembro de 2022.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone