Moradores que moram próximos do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Rosário (Vila Rio Branco), em Castro, reclamam sobre o abandono e a falta de manutenção no espaço que persiste há vários anos, mesmo após várias reclamações serem realizadas na prefeitura.
A reportagem do Portal Boca no Trombone foi procurada por um dos moradores. A denunciante destaca que o cemitério tem funcionários, mas não tem segurança para cuidar, fazendo com que vândalos utilizam o espaço. “Minha indignaçao é porque só o Cemitério Frei Mathas (centro) é bem zelado e arrumado? Por serem parentes de políticos. Agora veja como está a situaçao do Cemitério da Vila Rio Branco, muros quebrados, não tem portão, túmulos quebrados e até caixão jogado em uma caçamba de entulho. Não tem o que suporte o mal cheiro, peço que por favor algum órgao público tome alguma providência e que seja logo”.
Por outro lado, as reclamações sobre o local é a entrada de vândalos que usam o espaço para beber, fumar, ouvir música e ainda furtar objetos.
A reportagem procurou o prefeito da cidade, Alvaro Telles, e questionou se tem algum serviço para reformas no cemitério. Ele disse que “já estamos providenciando a licitação para a reforma no cemitério. No que tenhamos o vencedor da licitação, daremos imediatamente a ordem de serviço para o início das obras”, comenta.
Cemitério do Distrito do Socavão
Em outro caso envolvendo manutenção e limpeza em cemitérios é do Distrito do Socavão. Neste sábado (23), a Diretoria da Associação Comunitária do Socavão organiza um mutirão de voluntários para limpeza e manutenção do cemitério da comunidade. “Após a reforma feita pela Associação da Comunidade Vila Nova Socavão (ACVN), ainda à muito trabalho a ser feito para manter as boas condições, por isso solicitamos ajuda. Quem tiver materiais como carrinho de mão, enxada, foice, pá, rastelo e outros, também materiais de limpeza, balde, vassoura, rodo, e produtos como sabão e água sanitária, podem trazer”, destaca o presidente da associação e sargento Ailton Gomes.
Sobre a reforma e limpeza no cemitério, o sargento Ailton explica “vendo a necessidade de melhorias, convidou a diretoria e a comunidade, para juntos trabalharem. Após dois ou três mutirões, a comunidade aderiu a ideia. Hoje, convidamos via redes sociais e na data combinada, várias pessoas da comunidade se prontificam e ajudam no trabalho”.
Veja fotos do Cemitério no Socavão:
Leia também: Concessão de subsídio tarifário do transporte público rural de Castro é aprovado pelos vereadores