Moradores de diversos bairros de Cascavel estão sem abastecimento de água desde a tarde da última terça-feira (04), data em que foi celebrado o Carnaval. Segundo relatos de moradores e informações de veículos locais, os bairros mais afetados são Tarumã e Brasmadeira.
A falta de água tem gerado dificuldades para as famílias da região, impactando atividades essenciais, como a preparação de refeições e a manutenção da higiene.
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De acordo com a Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar), o reservatório responsável pelo abastecimento da região Norte da cidade atingiu seu nível mínimo na noite anterior ao início do problema. A empresa informou que o nível do reservatório está em processo de recuperação nesta quarta-feira (05).
A Sanepar atribui a situação ao alto consumo registrado nos últimos dias devido às temperaturas elevadas. A companhia também alerta que pode haver variações na pressão da água ao longo do dia e interrupções pontuais no fornecimento.
Ainda não há previsão oficial para a normalização completa do abastecimento. A Sanepar orienta que os moradores utilizem a água de forma racional até que a situação seja totalmente regularizada.
Ponta Grossa
A Companhia de Saneamento do Paraná (Sanepar) anunciou uma nova programação para as manobras de abastecimento de água em Ponta Grossa. A avaliação do sistema será feita diariamente, considerando a recuperação do escoamento e o consumo da população.
As manobras continuarão a ser iniciadas às 10 horas e a normalização do fornecimento ocorrerá gradualmente durante a madrugada. Nos bairros mais altos e afastados, o restabelecimento completo poderá ser estendido até a manhã seguinte.
Confira o cronograma abaixo:
Dia 06 de Março – Oficinas, Estrela, Olarias, Jd. América, Santa Maria, Santa Marta, Vila DER, Vila Cipa, Jd. Amália, Cará- cará, Aeroporto, Santa Bárbara, Distrito Industrial, Colônia Dona Luiza, Jd. Europa,Vila Operários, Vila Brasília, Pq dos Franceses, Jd. Itália, Taques, Vila Belém, Estrela do Lago, Vendrami, Cerejeira, Recanto Brasil, Chácara Sta. Teresa, Ouro Verde, Vila Burrinho, Porto Seguro,Maria Otília. Bairro Neves, Vilela, Vila Ana Rita, Rio Branco, Coronel Cláudio, Pitangui, Núcleo Rio Verde, Jd. Barreto, São Gabriel, Vila Odete, Pq dos Pinheiros, Veneza, Jd. Giana, 31 de Março, Jd. Conceição, Londres, Panamá, Lagoa Dourada, Costa Rica, San Martin, Padre Roque, Alto Alegre.
Dia 07 de Março (sexta-feira) – bairros: Contorno, Santa Paula, Ronda, Boa Vista, Chapada, Nova Rússia, Periquitos, Los Angeles, Vila Maracanã, Pq Auto Estrada, Roma, Atenas, Gralha Azul, Buenos Aires, Porto Feliz, Sta. Terezinha, Jd. Canaã, Sabará, Pq do Café, Bom Sucesso, Planalto, Ildemira, Vila Romana, Cristo Rei, Borato, Bocaina, Vila Moema, Taquari, Vila Cristina, Sto. Antônio, Hilgenberg.
Dia 08 de Março (sábado) – bairros: Centro, Jd. Carvalho, Palmeirinha, Órfãs, Vila Margarida, Vila Liane, Santa Mônica, Santa Lúcia,Mezzomo, Tânia Mara, Baraúna, Núcleo Monteiro Lobato, Jd. Aroeiras. Recanto Verde, Vila Castanheiras, Vila Nery, Vila Quero-Quero, Nova Ponta Grossa, Jardim Pontagrossense, Núcleo Bortolo Borsato, Parque Sabiá, Vila Borsato, Jardim Cachoeira, Cinto Verde, Jardim Centenário, Núcleo Pimentel, Parque Tarobá, Jardim Progresso, Vila São Francisco, Jardim La Fiori, Vila Berta, , Jardim Primor, Núcleo David Federman, Vila Marumbi, Vila Bom Jesus, Vila Rubini, Vila UEPG, Vila Francelina, Vila Santa Rita, Antonio Dal Col, Vila Joquei Clube, Residencial Tropeiros I e II, Vila Dal Col, Princesa dos Campos, Barbosa, Jardim Brasil, Vila Marina, Jd. Paraíso, Pacaembu.
ORIENTAÇÕES – Em situações como esta, a água tratada deve ser priorizada para higiene pessoal e alimentação. Serviços que não sejam essenciais, que demandem grande volume de água, devem ser adiados.
Vale lembrar que só ficarão sem água os clientes que não têm caixa-d’água no imóvel, dimensionada para o número de moradores, conforme recomendação da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). A Sanepar sugere que cada imóvel tenha uma caixa-d’água de pelo menos 500 litros. Assim, é possível ter água por 24 horas, no mínimo.
A Sanepar atendeu recentemente 200 famílias em situação de vulnerabilidade social em Ponta Grossa, com caixas-d’água, conexões e estruturas, entregues em parceria com a Prefeitura.
CANAIS EXCLUSIVOS – Muitos clientes já estão usando o telefone 42 2102-4600 para denunciar casos de desperdícios. O canal exclusivo para clientes da Sanepar em Ponta Grossa este disponível 24 horas.
*Com informações da Assessoria