#VCcomaBNT Destaque

Moradores de PG denunciam queimadas em terrenos baldios e pedem conscientização

Moradores do bairro Cara Cara, em Ponta Grossa, estão preocupados com incêndios em terrenos baldios causados por vizinhos que queimam folhas secas.

Moradores do bairro Cara Cara, em Ponta Grossa, estão preocupados com a falta de consciência de alguns vizinhos que têm colocado fogo em terrenos baldios para queimar folhas secas. Embora os incêndios sejam comuns nessa época do ano, durante o inverno, devido ao clima seco e vegetação propícia a incêndios, a ação irresponsável de alguns moradores agrava o problema.

A fumaça proveniente dos incêndios está prejudicando a respiração dos moradores, afetando a umidade do ar e causando poluição ambiental que se espalha pelo ar na região. Preocupados com essa situação, alguns moradores enviaram fotos e vídeos dos focos de incêndio causados por vizinhos e pediram ajuda das autoridades para coibir essa prática. Confira abaixo:

ORIENTAÇÕES

Em resposta, o Subcomandante do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, Major André Lopes de Oliveira, orienta todos os proprietários de terrenos baldios a não realizarem queimadas, independentemente dos motivos. Essa ação irresponsável pode trazer sérios danos à saúde dos moradores e ao meio ambiente. Confira abaixo:

A população é convidada a denunciar casos de queimadas ilegais e irresponsáveis através do 193 ou pelo Departamento de Meio Ambiente no telefone 3220-1229. A responsabilidade ambiental é de todos e a preservação do meio ambiente começa com ações individuais conscientes.

QUEIMADA É CRIME AMBIENTAL

Queimada de vegetação, a qualquer título, é considerado crime ambiental em Ponta Grossa. Está em vigor desde abril de 2009, o decreto do ex-prefeito Pedro Wosgrau Filho proibindo a queima de vegetação em todo o território da cidade.

O uso de fogo será permitido, em casos de controle e eliminação de pragas e doenças, apenas como forma de tratamento fitossanitário, e mesmo assim mediante queima controlada e desde que tenha autorização prévia emitida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Meio Ambiente. Sem essa autorização, a queima de vegetação acarreta na imposição de multa de 200 Valores de Referência (VRs) e, em caso de reincidência, 1.000 VRs.

RECORDE DE INCÊNDIOS EM MAIO

De acordo com um levantamento do 2º Grupamento de Bombeiros de Ponta Grossa, o mês de maio de 2023 registrou um total de 43 ocorrências de incêndios em vegetação na cidade. Ainda segundo os dados, as regiões que mais tiveram registros foram Uvaranas com 22 e Chapada com 12 ocorrências.

De acordo com os bombeiros, o dia da semana que mais aconteceu esse tipo de ocorrência ao longo de janeiro até hoje foram as quartas-feiras com 25 registros de média, contra 12 nas segundas-feiras e 19 nos sábados e domingos.

Leia também: PM é acionada para atender homem baleado em Uvaia. Veja o que acontec


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR