Edit Template
Brasil Política

Moraes vai comandar ADPF das Favelas no Supremo

Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal Boca no Trombone Moraes determina vigilância integral de Bolsonaro pela polícia penal
Agência Brasil
Ministro Alexandre de Moraes vai conduzir provisoriamente a ADPF das Favelas no STF após aposentadoria de Luís Roberto Barroso
Publicidade

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), foi designado para cuidar temporariamente da ADPF das Favelas, processo que define medidas para reduzir a letalidade policial durante operações em comunidades do Rio de Janeiro.

A decisão ocorre após a aposentadoria do ex-ministro Luís Roberto Barroso, que era o relator original da ação. O caso estava sem relator, e Moraes foi escolhido nesta terça-feira (28) para tomar decisões urgentes até que um novo ministro seja nomeado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) nº 635 foi protocolada em 2019 pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB) e busca garantir o respeito aos direitos humanos durante operações policiais em favelas e comunidades do estado.

De acordo com o regimento interno do STF, quando há vacância superior a 30 dias, outro ministro pode ser designado temporariamente para conduzir o processo. Como ainda não há previsão para a substituição definitiva de Barroso, Moraes assume o caso de forma provisória.

Leia aqui: Vereadora destaca projeto que garante vagas a mulheres vítimas de violência

A ADPF das Favelas voltou ao debate público após declarações do governador Cláudio Castro, que afirmou que a criminalidade aumentou na capital fluminense após as determinações do Supremo. Em abril deste ano, o STF havia reforçado regras e protocolos para reduzir mortes em ações policiais no estado.

Com a nova designação, Moraes será responsável por decisões emergenciais até que o futuro relator seja definido, dando continuidade ao acompanhamento das políticas de segurança pública no Rio.

Publicidade

*Texto escrito com informações da Agência Brasil

Conheça o nosso canal no Youtube.

About the author

João Maciel

João Maciel

Jornalista pós-graduado em Produção Textual e Leitura, com grande experiência em assessoria de imprensa, marketing, política e campanhas eleitorais. Coapresentador do BnT News e repórter no Portal BnT Online.

Add Comment

Click here to post a comment

Web Stories

Publicidade

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba um e-mail exclusivo com as principais notícias do Portal Boca no Trombone.

    Publicidade
    Publicidade
    📢 PG fortalece Rede de Enfrentamento à violência doméstica. 📢 Natal de Castro terá túnel de luzes em rua histórica do comércio. 📢 Teka dos Animais defende lei que proíbe condenados por maus-tratos de ocupar cargos públicos. 📢 ACIPG Jovem comemora 40 anos com evento aberto ao público em Ponta Grossa. 📢 Município Piraí do Sul promove feira para divulgar rede de saúde e incentivar prevenção. 📢 Ponta Grossa inova com plataforma digital para emissão de documentos. 📢 Porto Amazonas celebra 78 anos com Festival Gastronômico e turismo local.