Uma pessoa morreu e duas estão desaparecidas após o naufrágio de uma embarcação na Praia da Enseada, em Bertioga, no litoral norte paulista.
Segundo informações do Grupamento de Bombeiros Marítimo (GBMar) e da Polícia Militar, doze pessoas estavam na embarcação, quando ela naufragou, por volta da 00h30 de hoje (8). Entre os ocupantes, dez eram passageiros e dois eram barqueiros.
Nove pessoas foram resgatadas com vida e encaminhadas para o Pronto Socorro Central de Bertioga. O estado de saúde delas não foi informado.
De acordo com o GB Mar, o naufrágio teria sido provocado após uma onda de grandes proporções ter atingido a embarcação, que estava em alto-mar. Informações iniciais apuradas pelos Bombeiros dizem que os passageiros não estariam utilizando coletes salva-vidas.
Diversos destroços da embarcação foram avistados pelos Bombeiros nas proximidades da área.
A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que, neste momento, quatro bombeiros permanecem no local na tentativa de localizar as duas pessoas que estão desaparecidas. Lanchas, motos aquáticas e um helicóptero Águia estão ajudando nesse trabalho. O caso será investigado pela Delegacia de Polícia de Bertioga.
Leia também:
Veteranos do 13º BIB alegram Páscoa de crianças em PG
Marinha
Por meio de nota, a Marinha do Brasil informou que recebeu a informação de naufrágio por volta das 01h30 de hoje. “Em resposta, o Salvamar Sul Sueste acionou a estrutura de busca e salvamento com o emprego do navio patrulha Gurupi e lanchas da Capitania dos Portos de São Paulo para realização das buscas, em conjunto com as embarcações do GBMar”.
A Marinha informou ainda que um inquérito administrativo será instaurado para apurar as causas e possíveis responsáveis pelo acidente.
Mau tempo
Os tripulantes partiram de Ubatuba, no litoral norte, com destino a Bertioga. De acordo com o Grupamento de Bombeiros Marítimos, o incidente teria sido provocado pelo mau tempo.
“A causa do sinistro teria sido uma onda de grandes proporções que atingiu o equipamento em alto-mar. Segundo dados obtidos pelo COBOM, no momento do ocorrido, os passageiros não estariam utilizando os coletes salva-vidas”, afirmou a corporação em nota.
Todos os resgatados com vida foram encaminhados para o Pronto Socorro Central de Bertioga.