Economia

Novas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica entram em vigor em 5 de julho

Tarifa Social amplia benefícios para famílias de baixa renda, com descontos e isenções na conta de luz

O advogado especialista em Direito Tributário e Administrativo, Alexandre Maza, concedeu entrevista nesta quinta-feira (03) para esclarecer as mudanças nas regras da Tarifa Social de Energia Elétrica, que passam a valer a partir do dia 5 de julho.

Segundo Maza, a medida provisória assinada pelo presidente Lula amplia os benefícios tarifários para uma parcela maior da população, incluindo desde isenções parciais até o não pagamento total da conta de luz para famílias de baixa renda. O advogado destacou que aproximadamente metade da população poderá ser beneficiada, recebendo descontos que variam conforme o perfil socioeconômico.

Questionado sobre quem arcará com o custo desses benefícios, Maza explicou que, por se tratar de um serviço concedido por empresas privadas, o valor será compensado de duas formas: ou o governo repassa recursos para cobrir os custos, ou o valor é diluído entre os demais consumidores. “Lamentavelmente, é provável que o custo seja redistribuído para os demais usuários”, afirmou.

Para garantir o benefício, as famílias que já possuem cadastro único do governo federal terão o desconto automaticamente. No entanto, aquelas que ainda não estão inscritas precisarão realizar o cadastro, que pode ser feito pelo site gov.br, por aplicativo ou diretamente em órgãos públicos responsáveis.

Sobre o impacto prático da medida, Alexandre Maza considerou a iniciativa “bem-vinda” e ressaltou que a redução nas despesas com energia elétrica proporcionará maior alívio no orçamento das famílias mais vulneráveis, permitindo que tenham mais recursos para outras necessidades.

A ampliação da Tarifa Social de Energia representa, portanto, um importante avanço nas políticas públicas de combate às desigualdades sociais, garantindo mais conforto e segurança para a população de baixa renda.

Leia mais: PM recupera caminhonete roubada horas após o crime em Ponta Grossa

Eduardo Freitas

Eduardo Freitas

Jornalista, bacharel em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pelo Centro Universitário Santa Amélia (UNISECAL). Com ampla experiência em veículos de comunicação, já atuou em televisão, rádio e portais de notícias. Atualmente, é repórter do Portal BnT e integra o time de apresentadores do BnT News, onde se destaca pela versatilidade e compromisso com a informação de qualidade.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢🚨 Sindirepa dos Campos Gerais alerta consumidores sobre golpes em serviços automotivos: “É hora de redobrar a atenção”. 📢 Castro se prepara para o 17º Festival das Cerejeiras, o tradicional Sakura Matsuri. 📢 Novo painel interativo vai facilitar acesso às informações de contratos da prefeitura 📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária.