Um dos pontos mais altos da cidade, o Morro do Cristo oferece uma visão panorâmica de Castro. O local abriga uma imagem de Jesus Cristo que foi construída com a colaboração das famílias castrenses.
O maior cartão-postal do Brasil é provavelmente o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro. E com Castro (Paraná) não é tão diferente: a cidade também tem um Cristo para abençoá-la em um dos seus pontos mais altos, de onde é possível tirar fotos maravilhosas.
Estamos falando do Morro do Cristo, onde é possível ver de perto o monumento — uma versão menor do Cristo carioca, inaugurada em 1966 —, além de apreciar uma bela visão panorâmica.
Assim como o Cristo Redentor para quem vai ao Rio de Janeiro, o Morro do Cristo também é parada obrigatória para turistas que visitarem Castro!
Por que visitar o Morro do Cristo
De praticamente qualquer lugar na cidade de Castro é possível observar a estátua do Cristo, uma referência clara ao monumento carioca que é famoso em todo o mundo.
Mais interessante ainda do que fotografar o Cristo castrense de longe é visitá-lo. De lá é possível observar a cidade de Castro de um ângulo privilegiado, em especial algumas atrações do centro com o Parque Lacustre, a Praça João Gualberto e o Teatro Bento Mossurunga.
Próximo ao monumento há restaurantes e muita área verde para também fazer uma refeição em um dos locais mais icônicos da cidade de Castro.
O que fazer no Morro do Cristo
A primeira foto obrigatória é na frente da própria estátua do Cristo — um registro que muitos têm dificuldade para fazer no Rio de Janeiro por conta da lotação, e que em Castro tende a ser mais tranquilo.
Mas essa é só uma das fotos que devem ser feitas no local. As mais belas imagens são as da vista, que permite visualizar boa parte da cidade de Castro, em especial o centro e o Parque Lacustre.
O Morro do Cristo é uma boa pedida para um piquenique, mas quem não quiser trazer o próprio lanche pode aproveitar para comer em um restaurante nas redondezas.
Quando estiver em Castro, não veja o Cristo só olhando para cima. Visite o morro e com certeza terá um passeio bem agradável.
Valores
A entrada é gratuita para tirar fotos na frente da estátua do Cristo e tirar fotos da vista panorâmica.
Como chegar
O Morro do Cristo fica próximo ao Parque Lacustre, com acesso fácil no centro de Castro.
Para quem está no Central Palace Hotel Castro, o Morro do Cristo está localizado a cerca de 15 minutos de caminhada.
Horários de Funcionamento
O monumento está sempre aberto para visitação, mas recomenda-se passeios na parte do dia para maior visibilidade.
Endereço: Rua Basílio Chrun, 493 Castro – PR
Horário de funcionamento:
Aberto 24 horas
Guia Turístico Conheça Campos Gerais
O Guia Turístico Conheça Campos Gerais do Paraná foi produzido pelo Portal Boca no Trombone, com o apoio da Adetur Campos Gerais, Sebrae, Sindicato das Empresas de Hotelaria e Gastronomia dos Campos Gerais, prefeituras municipais e a parceria de diversos empreendimentos turísticos da região.
O material tem formato de guia de bolso, com 80 páginas, todas coloridas e através de uma linguagem objetiva, com recursos gráficos e linguagem multimídia (com uso do QRcode), o Guia reúne informações sobre novos atrativos turísticos que surgiram nos Campos Gerais, além de atualizar os dados sobre atrativos já consolidados, como o Parque de Vila Velha, o Parque de Natureza Buraco do Padre, o Parque Histórico de Carambeí, o Centro Cultural Castrolanda, entre outros.
Leia também: Parque Lacustre: Um oásis no centro de Castro