Nem todos que passam pelo centro de Ponta Grossa notam a presença silenciosa das placas de rua no agito das avenidas. Na Vicente Machado, por exemplo, apenas os olhares mais atentos puderam perceber a existência de placas de rua na cor rosa, em vez do tradicional azul.
A iniciativa se trata de uma campanha publicitária do Outubro Rosa. O objetivo da campanha é conscientizar a população ponta-grossense sobre a importância do autoexame e da prevenção como meios de combater os cânceres de mama e de colo de útero.
Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), são esperados mais de 3,4 mil casos de câncer de mama no Estado do Paraná em 2024. É o tipo de tumor mais incidente em mulheres no Brasil. O segundo mais incidente é o câncer no colo do útero, cuja estimativa para o estado é de 790 casos neste ano.
Lucas Pereira é um dos responsáveis pela Placa de Esquina, empresa responsável pela campanha. Ele conta que a mudança de cores é realizada há três anos em Ponta Grossa. “Nosso compromisso é com a comunidade, e essa ação é uma forma de mostrar nosso apoio à saúde e ao bem-estar das mulheres de Ponta Grossa”, afirma.
Segundo a empresa, as placas de Outubro Rosa foram colocadas entre os dias 31 de agosto e 1º de outubro. As placas estão em toda a avenida Vicente Machado: o trajeto parte da esquina entre a Balduíno Taques e a Vicente Machado, e termina no Shopping Palladium.
As placas de Outubro Rosa ficarão na avenida Vicente Machado até o dia 30 deste mês.
Leia mais: Rangel diz que fará “pronunciamento sobre o segundo turno em PG” nesta quinta (10)