Mais de quatro mil pessoas visitaram a Colônia Castrolanda neste sábado (22) e participaram da 22ª Oranjefeest, tradicional festa em comemoração ao Dia do Rei dos Países Baixos. Durante o dia, os visitantes puderam assistir apresentações culturais, saborear comidas típicas, participar de brincadeiras e visitar as barracas de mais de 80 expositores.
Para o gerente do Centro Cultural Castrolanda e membro da comissão organizadora, Rafael Rabbers, a Oranjefeest foi um sucesso. “Nós esperávamos um grande público, mas acabou sendo muito além da nossa expectativa. Acredito que conseguimos atingir os nossos objetivos que é manter a cultura e tradição dessa típica festa e proporcionar um dia de muita alegria e diversão para todos”.
Leia também:
Lula afirma que não vai privatizar empresas públicas
Neste ano, quem visitou a Oranjefeest pode comprar comidas (algumas delas típicas holandesas, como knijpertjes, poffertjes, bitterballen, frikandel, sopa de ervilha e bolachas holandesas), bebidas, artesanato, plantas, usados, entre outros.
O evento também contou com a apresentação da Fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, o Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), o Boerenkoor – coral de fazendeiros e a Banda do 13º Batalhão de Infantaria Blindado e com a exposição de carros antigos.
Realizada desde 2001, a festa celebra o dia do Rei (Koningsdag) que é considerado feriado nacional nos Países Baixos e é comemorado no dia do aniversário do Rei Williem Alexander. Nos primeiros anos, o evento era pequeno e destinado apenas para membros da comunidade, mas, com o tempo, a festa foi crescendo, contando com a participação de pessoas de fora da Colônia e com muitas outras atrações.
Veja as fotos do evento: