Destaque

Paraná inicia vacinação contra a Mpox na próxima semana

Vacinas Boca no Trombone
Governo do Estado do Paraná recebe lote de vacinas monkeypox. Foto:Ari Dias/AEN

A Secretaria de Saúde do Paraná realiza nesta terça-feira (21) a entrega de vacinas contra o vírus da Mpox para as regionais de saúde. Após a entrega das doses, o estado deve dar início ao processo de vacinação contra a Mpox. O vírus da Mpox é transmitido através do contato entre lesões na pele de pessoas infectadas. A contaminação do vírus causa erupções na pele (principalmente na região do rosto, mas que ao longo do tempo se espelham para outras partes do corpo).

As 981 vacinas recebidas pelo estado serão destinadas a pessoas portadoras do vírus do HIV/aids, homens cisgêneros, e também homens e mulheres transexuais maiores de 18 anos, e que possuam a contagem de linfócitos T CD4 menor que 200 células nos últimos medes.

Outros públicos contemplados serão pessoas que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 que possuem entre 18 e 48 anos de idade, e também pessoas que tiveram contato direto fluídos corporais de infectos pelo Mpox em que o grau de contato seja de alto ou médio risco, ou que possuam suspeitas da doença.

Leia mais:
Paraná define o Dia D da Vacinação para 15 de abril

O secretário de saúde César Neves afirma que a vacinação acontecerá em duas etapas, com primeira e segunda dose. Além disto, Neves destaca que é de extrema importância que as pessoas do público alvo segundo o Ministério da Saúde se vacinem contra o vírus do Mpox.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Paraná conta com 301 casos positivos, sendo que 286 são no público masculino (95,01%). No público feminino foram confirmados 15 casos.

Com informações da Agencia Estadual de Notícias (AEN).

Tags

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Câmara nos Bairros: Julio Kuller Fala Sobre a Primeira Sessão no bairro Santa Marta em PG “Escolhi ser delegado de polícia na faculdade”, diz Dr. Luís Gustavo Timossi Secretário Reinaldo destaca sucesso do Feira Mais em Castro Coordenadora explica quem pode tomar vacina contra Dengue em PG Projeto capacita mulheres para empreender em Ponta Grossa Campanha PG Sem Frio mobiliza população para ajudar quem mais precisa em Ponta Grossa Dr. Rafael Sanfelice explica funcionamento e benefícios da nova Câmara Hiperbárica do Centro Hospitalar São Camilo