A Secretaria de Saúde do Paraná realiza nesta terça-feira (21) a entrega de vacinas contra o vírus da Mpox para as regionais de saúde. Após a entrega das doses, o estado deve dar início ao processo de vacinação contra a Mpox. O vírus da Mpox é transmitido através do contato entre lesões na pele de pessoas infectadas. A contaminação do vírus causa erupções na pele (principalmente na região do rosto, mas que ao longo do tempo se espelham para outras partes do corpo).
As 981 vacinas recebidas pelo estado serão destinadas a pessoas portadoras do vírus do HIV/aids, homens cisgêneros, e também homens e mulheres transexuais maiores de 18 anos, e que possuam a contagem de linfócitos T CD4 menor que 200 células nos últimos medes.
Outros públicos contemplados serão pessoas que trabalham diretamente com Orthopoxvírus em laboratórios com nível de biossegurança 3 que possuem entre 18 e 48 anos de idade, e também pessoas que tiveram contato direto fluídos corporais de infectos pelo Mpox em que o grau de contato seja de alto ou médio risco, ou que possuam suspeitas da doença.
Leia mais:
Paraná define o Dia D da Vacinação para 15 de abril
O secretário de saúde César Neves afirma que a vacinação acontecerá em duas etapas, com primeira e segunda dose. Além disto, Neves destaca que é de extrema importância que as pessoas do público alvo segundo o Ministério da Saúde se vacinem contra o vírus do Mpox.
Segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde, o Paraná conta com 301 casos positivos, sendo que 286 são no público masculino (95,01%). No público feminino foram confirmados 15 casos.