O secretário municipal de Turismo de Ponta Grossa, Paulo Stachowiak, participou do BnT Entrevista nesta terça-feira (6), e destacou ações e estratégias que contribuíram para que o município conquistasse, pela segunda vez consecutiva, a Categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro, classificação concedida pelo Ministério do Turismo.
Durante a entrevista, Stachowiak ressaltou a importância do planejamento e das parcerias com a iniciativa privada como eixos centrais para o crescimento do turismo local.
“A maioria dos nossos empreendimentos e atrativos turísticos são da iniciativa privada. Então, como função do poder público, o fomento e as parcerias, dentro de um planejamento feito pela Secretaria Municipal de Turismo, é que levam Ponta Grossa a esse status privilegiado dentro do turismo nacional”, diz o secretário.
Outro ponto abordado pelo secretário foi a relevância da manutenção das vias rurais para acesso aos atrativos turísticos, nos distritos de Itaiacoca, Guaragi e região do Alagados. “Acesso é igual a turismo. Quando nós facilitamos o acesso, nós facilitamos as pessoas estarem em contato com os atrativos turísticos”, destaca.
Leia mais: STJD supende Miguelito preventivamente por injúria racial contra Allano
Ele explicou que facilitar o acesso viário é essencial para impulsionar a visitação e conectar turistas aos locais de interesse. A infraestrutura turística é um segundo passo importante para garantir que os atrativos estejam preparados para bem receber o público.
Stachowiak também destacou que a pasta atua juntamente aos empreendimentos locais para garantir o cadastramento no sistema Cadastur, do Ministério do Turismo. Essa atividade possibilita visibilidade e apoio à visitação turística. “Eles têm o nosso apoio e a nossa visita constante. Até para que esses empreendimentos estejam no Cadastur e nós possamos fazer a divulgação e auxiliar na visitação”.

Futuro
Entre as próximas ações previstas, o secretário citou o Festival de Balonismo, que deve retornar em breve ao calendário de eventos da cidade. “Em breve os balões estarão nos céus da nossa cidade, trazendo um momento de lazer e alegria para a população, além de movimentar o turismo regional”, concluiu.
Assisa a entrevista completa com o jornalista Marcos Silva abaixo.