Na manhã desta terça-feira (20), diversos jornais divulgaram a notícia que María Branyas Morerar morreu aos 117 anos, considerando que a espanhola é registrada como a pessoa mais velha do mundo. Mas em junho deste ano, Amantina dos Santos Duvirgem, conhecida como Dona Júlia, completou 124 anos de vida. A idosa mora na cidade de Tibagi, nos Campos Gerais.
A espanhola era a pessoa mais velha do mundo havia um ano, segundo o Guinness, que registra recordes mundiais, e o Grupo de Pesquisa de Gerontologia (GRG, na sigla em inglês), associação baseada na Universidade da Califórnia.
María Branyas Morera nasceu em 4 de março de 1907. Já Dona Júlia nasceu em 22 de junho de 1900, Amantina é considerada pelo Município de Tibagi como a mulher mais idosa do mundo, tendo vivido mais de 42 mil dias.
Para se ter uma noção, Dona Júlia nasceu durante o governo de Campos Salles, o quarto presidente dos 39 que o Brasil já teve. No entanto, o Guinness Book (Livro dos Recordes) ainda não reconheceu o fato de Amantina ser a mulher mais vivida da Terra.
Conheça María Branyas Morerar:
Amantina dos Santos Duvirgem, conhecida como Dona Júlia: