Ponta Grossa não terá mais sedes operacionais de concessionárias rodoviárias. Mesmo integrando os lotes 1, 2 e, agora, 3, o Município passa a não contar com sedes de concessionárias da região. A Concessionária de Rodovias PRvias S.A. (CCR PRvias), empresa vencedora do Lote 3 dos pedágios, confirmou ao Portal BnT que a sua sede administrativa será em Londrina.
A concessionária justifica a escolha pelo fato de Londrina estar situada em uma localização considerada estratégica no estado, próxima de rodovias que integram o contrato de concessão, como as estaduais PR090, PR-170, PR-323, PR-445 e as federais BR-373, BR- 369, além da BR-376.
“Essa malha rodoviária concentra um volume significativo de obras e operações, o que reforça a importância de Londrina como polo logístico e administrativo para a nova concessão”, destaca a empresa em nota.
Apesar da escolha por Londrina para sediar a administração, a CCR PRvias destaca que Ponta Grossa continua relevante para as operações da concessionária e que manterá a presença na região. “Uma das bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) está localizada na cidade de Ponta Grossa, o que mantém a presença da empresa na região”, diz.
Ainda conforme a concessionária, a empresa conta com mais de 500 colaboradores, que estão distribuídos ao longo das rodovias que integram a concessão, com 13 bases operacionais para atender condutores e pedestres.
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ACIPG lamenta
O Portal BnT apurou junto à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) os possíveis impactos da ausência de sedes de empresas concessionárias de rodovias no município. Em nota, a entidade lamentou a decisão das concessionárias de não se instalarem em Ponta Grossa.
A ACIPG afirma que a presença física das empresas responsáveis pelas rodovias é essencial para garantir proximidade com a população e agilidade na resolução de demandas. “Entendemos que a presença física dessas empresas em Ponta Grossa seria de suma importância, não apenas para facilitar o acesso a informações e estreitar o relacionamento com a comunidade, mas também pelo fato de nossa região concentrar um elevado número de rodovias, demandando uma interlocução mais próxima com os gestores.”
Segundo a entidade, foi encaminhado um pedido formal à CCR solicitando que, mesmo sem estabelecer sua sede principal no município, mantenha alguma estrutura operacional local. “Reforçamos a relevância dessa medida para o desenvolvimento econômico do município, uma vez que a instalação traria geração de empregos, receitas e um diálogo permanente com os responsáveis pela administração das estradas.”
A associação pontuou que compreende o caráter estratégico das decisões empresariais, mas expressou expectativa de que a escolha por outras cidades como sede não comprometa o atendimento na região. “Reconhecemos que se tratam de decisões estratégicas das empresas, mas esperamos que os impactos dessas escolhas não comprometam a qualidade dos serviços prestados na região.”
Lote 3
O projeto de concessão lote 3 da PRvias tem uma extensão total de 569,750 km e a assinatura eletrônica do contrato de concessão ocorre nesta sexta-feira (11). As rodovias que integram o projeto são: BR-369/PR, BR-373/PR, BR-376/PR, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445. São previstos quase R$ 16 bilhões em investimentos.
São previstas melhorias na infraestrutura viária, priorizando segurança, fluidez no tráfego e integração entre diferentes modais de transporte. Entre as intervenções previstas estão 132,6 km de duplicações, 24,6 km de faixas adicionais, 61,6 km de contornos, 6,7 km de vias marginais e 24,1 km de ciclovias. Também serão implantados 14,9 km de iluminação em trechos de serra, 8 passagens de fauna, 314 pontos de ônibus, 22 passarelas, 2 áreas de escape e 2 Pontos de Parada de Descanso (PPDs), promovendo maior conforto e segurança para os usuários.