Ponta Grossa

PG fica sem sediar concessionárias rodoviárias mesmo integrando três lotes de pedágio

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Foto: Gabriel Rosa/AEN
A Concessionária de Rodovias PRvias S.A. (CCR PRvias), empresa vencedora do Lote 3, confirmou ao Portal BnT que a sua sede administrativa será em Londrina. 

Ponta Grossa não terá mais sedes operacionais de concessionárias rodoviárias. Mesmo integrando os lotes 1, 2  e, agora, 3, o Município passa a não contar com sedes de concessionárias da região. A Concessionária de Rodovias PRvias S.A. (CCR PRvias), empresa vencedora do Lote 3 dos pedágios, confirmou ao Portal BnT que a sua sede administrativa será em Londrina. 

A concessionária justifica a escolha pelo fato de Londrina estar situada em uma localização considerada estratégica no estado, próxima de rodovias que integram o contrato de concessão, como as estaduais PR090, PR-170, PR-323, PR-445 e as federais BR-373, BR- 369, além da BR-376. 

“Essa malha rodoviária concentra um volume significativo de obras e operações, o que reforça a importância de Londrina como polo logístico e administrativo para a nova concessão”, destaca a empresa em nota. 

Apesar da escolha por Londrina para sediar a administração, a CCR PRvias destaca que Ponta Grossa continua relevante para as operações da concessionária e que manterá a presença na região. “Uma das bases de Serviço de Atendimento ao Usuário (SAU) está localizada na cidade de Ponta Grossa, o que mantém a presença da empresa na região”, diz.

Ainda conforme a concessionária, a empresa conta com mais de 500 colaboradores, que estão distribuídos ao longo das rodovias que integram a concessão, com 13 bases operacionais para atender condutores e pedestres. 

Leia mais: Veja como está a obra da ponte entre a Vila Cipa e Nova Ponta Grossa

ACIPG lamenta 

O Portal BnT apurou junto à Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa (ACIPG) os possíveis impactos da ausência de sedes de empresas concessionárias de rodovias no município. Em nota, a entidade lamentou a decisão das concessionárias de não se instalarem em Ponta Grossa.

A ACIPG afirma que a presença física das empresas responsáveis pelas rodovias é essencial para garantir proximidade com a população e agilidade na resolução de demandas. “Entendemos que a presença física dessas empresas em Ponta Grossa seria de suma importância, não apenas para facilitar o acesso a informações e estreitar o relacionamento com a comunidade, mas também pelo fato de nossa região concentrar um elevado número de rodovias, demandando uma interlocução mais próxima com os gestores.”

Segundo a entidade, foi encaminhado um pedido formal à CCR solicitando que, mesmo sem estabelecer sua sede principal no município, mantenha alguma estrutura operacional local. “Reforçamos a relevância dessa medida para o desenvolvimento econômico do município, uma vez que a instalação traria geração de empregos, receitas e um diálogo permanente com os responsáveis pela administração das estradas.”

A associação pontuou que compreende o caráter estratégico das decisões empresariais, mas expressou expectativa de que a escolha por outras cidades como sede não comprometa o atendimento na região. “Reconhecemos que se tratam de decisões estratégicas das empresas, mas esperamos que os impactos dessas escolhas não comprometam a qualidade dos serviços prestados na região.”

Lote 3 

O projeto de concessão lote 3 da PRvias tem uma extensão total de 569,750 km e a assinatura eletrônica do contrato de concessão ocorre nesta sexta-feira (11). As rodovias que integram o projeto são: BR-369/PR, BR-373/PR, BR-376/PR, PR-090, PR-170, PR-323 e PR-445. São previstos quase R$ 16 bilhões em investimentos.

São previstas melhorias na infraestrutura viária, priorizando segurança, fluidez no tráfego e integração entre diferentes modais de transporte. Entre as intervenções previstas estão 132,6 km de duplicações, 24,6 km de faixas adicionais, 61,6 km de contornos, 6,7 km de vias marginais e 24,1 km de ciclovias. Também serão implantados 14,9 km de iluminação em trechos de serra, 8 passagens de fauna, 314 pontos de ônibus, 22 passarelas, 2 áreas de escape e 2 Pontos de Parada de Descanso (PPDs), promovendo maior conforto e segurança para os usuários.

Ponta Grossa terá dois novos contornos viários, os Contornos Norte e Leste, totalizando 42,35 quilômetros de pistas duplicadas, com duas faixas de tráfego em cada sentido. As novas rotas terão início no entroncamento da BR-373 com a BR-376, passando pelos cruzamentos com a PR-151 e PR-513, até retornarem à BR-376, na altura do bairro Cará-Cará.

A proposta é criar uma alternativa completa para desviar o fluxo de veículos pesados, tanto locais quanto de longa distância, do centro da cidade.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

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