No lançamento do Podcast “Café com Terapia”, a terapeuta integrativa Maria Angélica recebeu como primeiro convidado Hani Dufech, diretor do Instituto Princípio Kaizen. Hani, que se considera um treinador comportamental especializado em programação neurolinguística, coaching e gestão emocional, abordou diversos assuntos envolvendo a inteligência emocional.
Hani iniciou o assunto falando sobre os estudos do renomado jornalista e PHD em psicologia, Daniel Goleman, que identificou quatro domínios essenciais para os primeiros passos em direção à inteligência emocional: autoconsciência, autogestão, empatia e desenvolvimento de habilidades sociais. Hani explicou que a verdadeira essência da inteligência emocional reside na capacidade de reconhecer e compreender as próprias emoções.
“Com a inteligência emocional, você consegue trazer uma resposta sobre o que está sentindo, mas quem garante que essa resposta é sincera consigo mesmo? Quem garante que essa resposta não é uma grande cortina de fumaça para acobertar algo mais profundo e doloroso? Por isso, a ajuda de um profissional em alguns momentos é fundamental; ele é a pessoa que vai te manter no caminho e te levar de encontro com o que você está buscando”, enfatizou Hani.
EMOÇÕES PODEM SER USADAS PARA ABRIR CAMINHOS
Dufech destacou a importância de entender que não existem emoções ruins ou negativas, mas sim reações e comportamentos resultantes das diversas situações da vida. “Talvez você tenha sentido raiva, falado algo para uma pessoa com palavras carregadas de raiva e se arrependeu depois. Ou até mesmo possa ter sentido medo de fazer algo novo ou dar um passo a mais. Todas essas emoções, seja raiva, medo, tristeza, elas podem ser utilizadas de uma maneira totalmente positiva e possibilitadora mas para isso a pessoa precisa saber como lidar com isso”, disse.
“Todas essas emoções, seja raiva, medo, tristeza, elas podem ser utilizadas de uma maneira totalmente positiva e possibilitadora, mas para isso a pessoa precisa saber como lidar com isso”, acrescentou Hani.
O diretor do instituto também discutiu o processo de autogestão, enfatizando a importância de ter consciência de como cada emoção, incluindo as secundárias e derivadas, impacta o corpo e a postura das pessoas.
Assista abaixo o podcast completo:
Leia também: Filme Nosso Lar 2: Os Mensageiros chega aos cinemas de Ponta Grossa