Policial

Polícia Federal realiza operação de importação ilegal de bebidas em PG

Polícia Federal
Primeira fase da Operação Vasum foi deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2022. Ação mobiliza 60 policiais para cumprir 15 mandados de busca e apreensão

A Polícia Federal deflagrou, nesta quinta-feira (25/4), a Operação Vasum II, de repressão à importação ilegal de mercadorias estrangeiras, praticada com o cometimento dos crimes de descaminho e associação criminosa.

A ação mobiliza 60 policiais federais para o cumprimento de 15 mandados de busca e apreensão nos estados do RS, PR, MG e SP, e a execução de medidas cautelares diversas da prisão e monitoramento eletrônico de três investigados. A decisão é da Justiça Federal de Santa Maria, que determinou, ainda, o arresto de 23 veículos que totalizam 1,7 milhão de reais em valor de mercado.

A investigação teve início em 2022, após a apreensão de bebidas estrangeiras na cidade de Curitiba/PR. As mercadorias foram identificadas como provenientes de uma empresa de Santa Maria e, posteriormente, enviadas clandestinamente com o uso de documentos falsificados. Durante a investigação, foram registradas outras seis apreensões em diferentes cidades, todas ligadas ao mesmo grupo empresarial.

As mercadorias estrangeiras, principalmente de bebidas alcoólicas como whisky e outros tipos de destilados, ingressavam no Brasil através da fronteira com o Uruguai. O processo de entrada e venda dos produtos envolvia diversos núcleos operacionais, responsáveis pelas funções de fornecimento, troca de moeda, transporte, intermediação e aquisição. As bebidas, em sua maioria, eram comercializadas para distribuidores atacadistas dos estados de MG, PR e SP. Em menos de dois anos, o grupo movimentou mais de 23 milhões de reais.

Paralelamente à operação de hoje, foram conduzidos interrogatórios dos principais investigados, implementadas medidas cautelares diversas da prisão e realizada a constrição de bens para futuro ressarcimento ao erário.

A primeira fase da Operação Vasum foi deflagrada pela Polícia Federal em outubro de 2022

Mandados expedidos:

Santa Maria/RS – 3 MB, 3 CDP e 6 VA
Santana do Livramento/RS – 1 MB
Ponta Grossa/PR – 3 MB, 1 VA
Belo Horizonte/MG – 5 MB, 5 VA
Patos de Minas/MG – 1 MB
São Paulo/SP – 2 MB, 11 VA

MB: Mandado de busca
CDP: Cautelares diversas da prisão
VA: Veículos arrastados


Igor Rugilo

Igor Rugilo

Desde 2013, Igor tem trilhado uma carreira diversificada no mundo da comunicação. Começando como sonoplasta em uma rádio em Ponta Grossa, rapidamente evoluiu para se tornar um dos produtores de um programa. Em seguida, assumiu o desafio de Repórter Policial em um programa de TV a cabo.

Em 2016, Igor embarcou em uma missão de serviço voluntário no Paraguai, dedicando dois anos à A Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Após seu retorno, expandiu seus horizontes profissionais, atuando como redator em uma rede de televisão aberta em 2018.

Em 2020, Igor voltou às suas raízes no rádio e à cobertura policial, desta vez através de um site de notícias. Atualmente, é parte integrante da equipe do Portal Boca no Trombone. Além do seu domínio do português, Igor é fluentemente em espanhol.

Igor detém o registro de Jornalista sob o número 0012423/PR, solidificando sua dedicação à ética e integridade profissional no campo da comunicação.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone