A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou recentemente o Projeto de Lei nº 080/2023, proposto pela Vereadora Missionária Adriana que institui o “Prêmio Mulheres Empreendedoras de Ponta Grossa”.
A distinção honorífica será concedida anualmente a mulheres que se destacaram no empreendedorismo, liderando iniciativas em diversas áreas, como indústria, comércio, serviços, artesanato e social. A premiação consistirá em um diploma entregue a duas homenageadas por Sessão Legislativa, em uma Sessão Solene preferencialmente realizada no dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher.
De acordo com a lei, cada vereador poderá indicar uma homenageada até 30 de outubro do ano que antecede a premiação. A indicação deve ser acompanhada de uma justificativa escrita que destaque o mérito da homenageada e sua biografia.
As homenageadas serão escolhidas pelo Colégio de Líderes Partidários no início de cada Sessão Legislativa, seguindo as disposições da Lei. Segundo a autora do projeto de lei, o objetivo é reconhecer e valorizar o papel das mulheres empreendedoras na comunidade. “O PL de minha autoria vem trazer reconhecimento ao grande esforço e trabalho de empreendedorismo da mulher ponta-grossense, seja qual for a sua área de atuação, independente de pequeno, médio ou grande porte, toda e qualquer ação voltada ao empreendedorismo feminino, merece destaque”, disse.
Incentivo ao Empreendedorismo Feminino em Ponta Grossa
Embora a premiação tenha sido instituída recentemente, Ponta Grossa já conta com diversas ações e organizações que promovem o empreendedorismo feminino. A Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora de Negócios de Ponta Grossa, com o apoio do SESC e SENAC, realiza projetos de posicionamento profissional.
Outras iniciativas incluem o Fórum da Mulher Empreendedora que promove a Semana de Inovação e Empreendedorismo (INOVAWEEK) com o objetivo de promover a qualificação social e profissional para mulheres empreendedoras, o Lidera Mulher PG que realiza palestras e encontros gratuitos com temas relacionados ao empreendedorismo, Projeto ‘Dona de Mim’ da Agência de Desenvolvimento e Inovação onde a meta é incentivar mulheres vítimas de violência doméstica ao ato de empreender como vetor de geração de renda, a Feira da Mulher Empreendedora de PG conhecida como Inovae Connect, que reúne mulheres empreendedoras dos segmentos de moda circular, artesanato, gastronomia e serviços para um dia de negócios e vários outros que alavancam a presença feminina nos negócios da cidade.
Leia também: Médica de PG morre após luta contra o câncer