Paraná

Prazo para justificar ausência no 1° turno das eleições se encerra nesta quinta-feira

0g0a5820 Boca no Trombone 0g0a5820
Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil
O prazo para justificar a ausência no segundo turno termina em 7 de janeiro de 2025

As eleitoras e os eleitores que não compareceram às urnas no primeiro turno das eleições municipais de 2024 têm até esta quinta-feira (5) para justificar a ausência. Vale lembrar que, para as cidadãs e os cidadãos entre 18 e 69 anos, o voto é obrigatório, portanto o não comparecimento à votação, caso não haja justificativa, acarreta multa.

No dia 6 de outubro, cerca de 1,1 milhão de eleitoras e eleitores cujo voto é obrigatório deixaram de comparecer às urnas no Paraná. Desses, pouco mais de 1,3 mil realizaram a justificativa até o momento.

Como justificar?

É possível justificar o voto de forma on-line pelo aplicativo e-Título ou pelo sistema Justifica. No app, a eleitora ou o eleitor deve fazer o login, clicar em “Mais Opções” e selecionar “Justificativa de Ausência”. Após o carregamento da página, deve-se preencher o turno da eleição cuja ausência se deseja justificar, a justificativa e o e-mail e anexar um documento comprobatório. Pelo sistema Justifica, a usuária ou o usuário deve preencher os dados solicitados e enviar um documento comprobatório.

Presencialmente, a justificativa é feita pelo preenchimento do Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral pela eleitora ou pelo eleitor e posterior entrega a um Cartório Eleitoral. Quem optar poressa forma de justificativa deve apresentar um documento oficial com foto para validação.

Confira o endereço dos Cartórios Eleitorais de cada cidade do Paraná

Justificativa do segundo turno

O prazo para justificar a ausência no segundo turno termina em 7 de janeiro de 2025. Como é necessário apresentar uma justificativa para cada turno, a eleitora ou o eleitor deve justificar a ausência em cada um dos turnos, anexando a documentação comprobatória correspondente a cada um deles.

No dia 27 de outubro, cerca de 397 mil eleitoras e eleitores dos municípios de Curitiba, Londrina e Ponta Grossa cujo voto é obrigatório deixaram de comparecer às urnas no segundo turno. Desses, cerca de 400 realizaram a justificativa até o momento.

Leia também: Três homens são presos em flagrante por pescarem durante a piracema em Tibagi

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)