A prefeita Elizabeth Schmidt (PSD) solicitou a retirada do projeto 449/2023, que visava terceirizar os cemitérios de Ponta Grossa. A medida foi anunciada neste sábado (24) pela vereadora Joce Canto (PSC).
Joce confirmou que, em mensagem, a prefeita a teria informado que retiraria o projeto da terceirização dos mais de 20 cemitérios municipais, tanto urbanos quanto rurais. A decisão acontece dois dias após a Câmara realizar uma audiência pública sobre a proposta, em que cerca de cem pessoas compareceram para se manifestar contrariamente a medida.
A audiência pública foi convocada pela vereadora Joce e pela parlamentar Josi do Coletivo (PSOL). Canto disse que a contrariedade da proposta se deve ao aumento de custos para a população. “Nossa preocupação era garantir que não existissem maiores taxas para os nossos contribuintes e garantir a gratuidade dos serviços às pessoas mais vulneráveis”, comentou a vereadora em um vídeo nas redes sociais.
Josi do Coletivo explicou que a audiência reuniu técnicos de diversas áreas para debater o projeto. “Nós tivemos uma preocupação muito grande com este projeto, pois esta medida encarece muito o serviço, pois quando se terceiriza, passa a visar lucro. E visar lucro em um momento de luto é inadmissível”, comentou.
A proposta de terceirizar os cemitérios de Ponta Grossa teve sua discussão iniciada em janeiro, quando o Executivo tentou aprovar a pauta em regime de urgência. Os vereadores pediram vistas do projeto, que entraria em discussão na próxima semana.
Leia também: Deputado Tadeu Veneri destina R$1,7 mi para o HU e projetos acadêmicos da UEPG