Nesta semana o prefeito em exercício de Castro, Neto Fadel, assinou uma ordem licitatória no valor de R$ 569 mil reais para a revitalização do Cemitério Municipal Nossa Senhora do Rosário, localizado na Vila Rio Branco.
Para a reportagem do Portal BnT, a Secretaria de Administração explica que já está sendo realizado a revitalização interna como calçamento, manutenção na capela, limpeza, reformas efetuadas pela Secretaria de Infraestrutura. Com o valor anunciado também será construído em toda a volta do cemitério muros de dois metros, calçadas externas (passeio) e outros serviços. “Em relação aos muros, será através de processo licitatório concorrência eletrônica. Está em processo de publicação de data para realização da licitação, após será homologada a empresa vencedora e posterior emitida a ordem de serviço e a obra será iniciada, se não houver intercorrências, dentro de 30 dias será iniciada a construção dos muros“, disse a secretaria.
Ao todo, o cemitério tem 2.221 túmulos e 401 gavetas coletivas. A revitalização é um pedido de moradores há bastante tempo, que pedem melhorias no local. Por outro lado, a reportagem já foi procurada e noticiou sobre a falta de manutenção.
Dentro das reclamações, no final de março desse ano um dos moradores disse “minha indignação é porque só o Cemitério Frei Mathas (centro) é bem zelado e arrumado? Por serem parentes de políticos. Agora veja como está a situaçao do Cemitério da Vila Rio Branco, muros quebrados, não tem portão, túmulos quebrados e até caixão jogado em uma caçamba de entulho. Não tem o que suporte o mal cheiro, peço que por favor algum órgao público tome alguma providência e que seja logo”. Além disso, reclamações sobre o local é da entrada de vândalos que usam o espaço para beber, fumar, ouvir música e ainda furtar objetos.
Na época, o prefeito Álvaro Teles explicou para a reportagem que já estava sendo providenciado a licitação para a reforma no cemitério. “No que tenhamos o vencedor da licitação, daremos imediatamente a ordem de serviço para o início das obras”.
Fotos: Matheus de Lara
Leia também: 20 novos leitos clínicos são abertos no Hospital Anna Fiorillo Menarim em Castro