A Prefeitura de Ponta Grossa realizou, na manhã desta quinta-feira (31), o lançamento do Programa Mulher + Segura PG.
A cerimônia de apresentação oficial da iniciativa foi realizada no Cine-Teatro Ópera e contou com a presença da prefeita Elizabeth Schmidt, da secretária de Cidadania e Segurança Pública, Tânia Sviercoski, da presidente da Agência de Inovação e Desenvolvimento de Ponta Grossa, Tônia Mansani, de representantes do Gabinete de Gestão Integrada Municipal, do Legislativo e do Judiciário.
O Programa Mulher + Segura PG faz parte do Vale dos Trilhos da Prefeitura de Ponta Grossa e está inserido no eixo Democratização Tecnológica e Inclusão Digital. “Nós, como poder público, temos o compromisso de proteger e de criar dispositivos para ampliar a segurança das mulheres da nossa cidade”, destacou a prefeita Elizabeth Schmidt. Outro ponto ressaltado pela chefe do executivo foi a importância do trabalho conjunto entre as instituições.
De acordo com a secretária de Cidadania e Segurança, Tânia Sviercoski, o Programa prevê a implementação de diversas medidas visando o fortalecimento da rede de proteção e de acolhimento das vítimas de violência.
“Teremos a disponibilização de um aplicativo destinado às mulheres acompanhadas pela Patrulha Maria da Penha, a criação do Selo Mulher + Segura PG para os estabelecimentos que se adequarem ao decreto municipal que regulamenta a questão dos ‘Drinks de Emergência’, a disponibilização de uma sala de acolhimento na 13ª SDP; É um Programa amplo e que busca oferecer um serviço diferenciado, mais humanizado e especializado“, explica.
Como funciona?
O Programa Mulher + Segura agrega diversas iniciativas de proteção à mulher, sendo:
- Aplicativo Móvel com a ferramenta do Botão do Pânico: O aplicativo inclui recursos como botão de emergência e será disponibilizado para mulheres assistidas pela Patrulha Maria da Penha. A ferramenta possibilitará o envio de mensagens de texto, áudio e vídeo durante as ocorrências, agilizando o atendimento às vítimas que possuem medida protetiva de urgência.
- Canal de Atendimento Exclusivo: Será ofertada uma linha de telefone específica para as servidoras municipais com atendimento por aplicativo de mensagens realizado pela Patrulha Maria da Penha, que poderá tirar dúvidas e receber denúncias.
- Parcerias: O Município irá estabelecer parcerias com as autoridades locais que fazem parte do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M) no intuito de oferecer uma resposta ainda mais eficaz e rápida às situações de emergência. Isso pode incluir compartilhamento de informações em tempo real, treinamento conjunto e coordenado para garantir a segurança das mulheres.
Também serão realizadas parcerias com o Depen envolvendo o monitoramento de pessoas que tenham medidas protetivas em desfavor e utilizam tornozeleira eletrônica.
Através de articulação entre poder público e iniciativa privada, será disponibilizada pela 13ª Subdivisão Policial de Ponta Grossa uma sala exclusiva para as mulheres em situação de violência doméstica, onde haverá acolhimento diferenciado e personalizado.
Leia também: Caminhão carregado de soja tomba e deixa PR-151 interditada