A PRF encerrou nesta quarta-feira (22) a Operação Carnaval 2023. O feriado foi marcado por muita chuva e movimento intenso, o que exigiu maior atenção por parte dos motoristas. Na região dos Campos Gerais foram registrados 10 acidentes com 10 feridos e nenhuma morte, redução de 28,6% no número de acidentes e de 50% no número de vítimas em relação ao ano anterior (2022) quando foram registrados 14 acidentes e 20 feridos. Saída de pista, colisão lateral e colisão com objeto totalizaram 60% das ocorrências. A reação tardia ou ineficiente do condutor foi a principal causa dos acidentes, respondendo por 50% dos acidentes.
Nos seis dias de operação houve reforço com policiais vindos de Brasília, bem como de outras áreas internas.
No total, as equipes da PRF fiscalizaram 1.463 veículos e 1.572 pessoas. Foram realizados 665 testes de bafômetro. Dessa fiscalização, 3 condutores conduziam o veículo sob efeito de álcool, 1 deles encaminhado à Polícia Civil por crime de trânsito. Foram flagrados 696 veículos em excesso de velocidade, 43 ultrapassagens indevidas, 26 ocupantes de veículo estavam sem cinto de segurança, 11 crianças sendo transportadas sem o uso do dispositivo de retenção, a cadeirinha e 6 veículos transportando carga além do limite regulamentar, num total de 32.016kg de excesso. Além desses números, 42 veículos foram recolhidos aos pátios da PRF por problemas na documentação ou por não estarem em condições de segurança e 107 veículos tiveram sua documentação (CRLV) recolhida para regularização dos veículos.
As ações educativas “Cinto nas Estradas” realizadas nas Unidades Operacionais da PRF, na Rodoviária de Ponta Grossa e em Restaurantes, no trecho, que possuem embarque e desembarque de passageiros, atingiram 1.077 pessoas.
No dia 17, durante atendimento a acidente no km 236, em Imbituva/PR, foram apreendidos 3.000 maços de cigarro que encontravam-se dentro de um veículo pálio com placas de Ponta Grossa. O condutor do veículo evadiu-se antes da chegada da equipe da PRF.
Na Unidade Operacional de Balsa Nova, no dia 22, a equipe da PRF, apreendeu 34,28kg de cocaína em um veículo paraguaio, duas pessoas paraguaias foram presas e encaminhadas à Polícia Federal de Curitiba e um menor, filho do casal, foi encaminhado ao conselho tutelar daquela cidade.
A PRF orienta aos motoristas que fiquem atentos às normas de circulação, mantenham a distância de segurança dos veículos que seguem à frente e, constatando qualquer ato contra a segurança no trânsito, mantenham contato com as equipes da PRF pelo fone 191.