O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu, na noite desta terça-feira (14), ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para discutir o perfil do próximo integrante da Corte. Durante o encontro, realizado no Palácio da Alvorada, Lula foi aconselhado a escolher um nome considerado “firme” e “moderado” para a vaga do ministro Luís Roberto Barroso, que deixará a presidência do Supremo.
De acordo com a CNN Brasil, participaram do jantar os ministros Gilmar Mendes, Alexandre de Moraes, Flávio Dino e Cristiano Zanin, além do ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski.
Lula ouviu mais do que falou, diz bastidor
Segundo relatos feitos à CNN, Lula ouviu mais do que falou durante o encontro e concordou com a avaliação dos magistrados sobre o perfil ideal do indicado. A recomendação é de que o futuro ministro tenha postura técnica, equilíbrio político e capacidade de diálogo com os demais membros da Corte e com o Congresso.
Leia aqui: Exclusivo: Liliam Brandalise explica nova Escola de Saúde Pública de PG
Atualmente, o favorito do presidente é o advogado-geral da União, Jorge Messias, mas o nome do senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG) também tem apoio dentro do STF.
Anúncio deve ocorrer na próxima semana
Antes de anunciar oficialmente o substituto de Barroso, Lula deve se reunir com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). A expectativa é de que a escolha seja revelada até a próxima semana, permitindo que a sabatina no Senado aconteça ainda em novembro.
A vaga aberta com a saída de Barroso será a terceira indicação de Lula ao Supremo em seu atual mandato, consolidando sua influência na composição da Corte.
Conheça o nosso canal no Youtube clicando aqui.
*Texto escrito com informações da CNN Brasil




Add Comment