Durante o I Congresso dos Municípios do Paraná, realizado em Curitiba, o governador Ratinho Junior (PSD) respondeu a uma pergunta exclusiva do Portal BnT Online sobre o desequilíbrio nos repasses do Governo do Estado para Ponta Grossa em comparação a outras cidades paranaenses.
O governador garantiu que a cidade vem sendo contemplada com novos investimentos e destacou a liberação recente de R$ 100 milhões para pavimentação ao município. “Nós temos atendido todas as cidades, todas as que têm pedido investimento. Fizemos uma liberação agora de R$ 100 milhões para Ponta Grossa, além das obras da PR-151, o Hospital Universitário, o novo prédio do AME (Ambulatório Médico de Especialidades) e os aportes na Santa Casa”, afirmou Ratinho Jr.
O tema ganhou repercussão após a prefeita Elizabeth Schmidt (União) divulgar, na última segunda-feira (6), um vídeo em suas redes sociais lendo uma carta enviada ao governador. No documento, a gestora questiona o plano de investimentos do Governo do Estado, que — segundo ela — destina valores inferiores à região dos Campos Gerais em relação a outras cidades do Paraná.
Mais notícias: Paraná confirma novo caso de intoxicação por metanol
Elizabeth apontou que Ponta Grossa tem recebido 15 vezes menos recursos que Curitiba, seis vezes menos que Cascavel, e cinco vezes menos que Londrina e Maringá, ressaltando que o município tem papel estratégico no desenvolvimento regional.
A crítica da prefeita foi reforçada pelo presidente da Câmara Municipal, Julio Kuller (MDB), que em nota oficial classificou a discrepância nos repasses como um “boicote político”. O vereador destacou a necessidade de revisão dos critérios de repasse entre os municípios.
Em resposta, Ratinho Jr reiterou que o Estado tem distribuído recursos de forma técnica. “A gente tem, conforme entendido as demandas da cidade, liberado os investimentos”, disse o governador.
Visita a Ponta Grossa
Além da fala sobre os repasses, Ratinho Junior confirmou que estará em Ponta Grossa na próxima sexta-feira (7) para participar da inauguração do novo Condomínio do Idoso, empreendimento do programa Viver Mais Paraná, vinculado ao Casa Fácil Paraná.
A unidade habitacional é voltada à população com mais de 60 anos e será o sétimo condomínio desse tipo inaugurado no estado. O programa tem como objetivo oferecer moradias com infraestrutura de lazer, saúde e convivência, garantindo qualidade de vida para os idosos paranaenses.




Add Comment