Nessa semana moradores da região do Guararema, área rural de Castro, reclamaram sobre a falta de atendimento na Unidade Básica de Saúde. No ano passado, a UBS como em outras, passou por uma revitalização e ganhou alguns espaços para atender melhor a população. A reportagem do Portal Boca no Trombone conversou com a secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, qual esclareceu sobre a falta de atendimento.
Antes do posicionamento da secretária, a reportagem destaca que a informação sobre a falta de atendimento, também entrou como requerimento na sessão da Câmara de Castro na quarta-feira (4). Segundo a justicativa assinada pelos vereadores Professor Jonathan Barros (Podemos), Jhonnathan Flugel (Podemos) e o vereador Presidente Miguel Zahdi Neto (Patriota), destaca que “moradores da região estão sofrendo com a falta de médicos, pacientes tem relatado que por muitas vezes vão retirar as fichas para o atendimento, e após horas na fila são informados que não haverá atendimento no dia, muitas vezes a unidade fica dias sem médico”.
Entre os moradores da região, Fabiane Oliveira (Bia) fez um relato em suas redes sociais. “Deixo aqui um pouco da minha indignação com a saúde de Castro principalmente no Guararema. Primeiro que é preciso você ir de madrugada para pegar ficha no posto de saúde, isso faça chuva ou sol é a mesma coisa. Você vai da sua casa com criança pequena, muitos idosos, criança passando mal. Você chega lá fica quase umas duas horas, para ficar sabendo que o médico não vai vir denovo, porque não é a primeira vez que isso acontece”.
Fabiane ainda esclareceu que “fazem o agendamento e mudam umas quatro, cinco vezes a data da consulta porque o médico não vem, até que é preciso pegar ficha de madrugada. Você chega lá antes das 6 da manhã e já tem três, quatro na sua frente ainda para ouvir que o médico não vem. Se o médico não pode vir é só por outro no lugar até que ele volte, acho que não é tão complicado assim”.
Posicionamento da saúde de Castro
A secretária municipal de saúde, Maria Lidia Kravutschke, comentou que o único médico que atende a UBS do Guararema, faltava porque ele acompanhava sua esposa gestante de alto risco em consultas médicas, e que ontem o bebê nasceu. De acordo com a secretária, agora ele entra em licença-paternidade e outro médico já está sendo providenciado.
“O médico está em licença-paternidade porque é direito e nós vamos colocar outro profissional na unidade. Na UBS do Guararema é somente um médico que atende, e a esposa dele que também é médica trabalha na Rosário, qual também estamos substituindo”, conta a secretária.
Maria Lidia também esclarece que o médico não atende somente a UBS do Guararema. “Ele atende Rio Abaixo, Agostinho, Campina Alta e Pereiras. Porque o Guararema é uma região que tem em torno de 2 mil habitantes. Com isso, estamos correndo para substituir o profissional o quanto antes, qual saiu antes do programado”.
Leia também: Vereadores de Castro cobram informações da prefeitura sobre as gratificações natalinas