SEXTA-FEIRA · 26 JUN 2026Ponta Grossa 16°C ☁️
Publicidade
Política

Senado vota criação da Universidade Federal do Esporte em meio à Copa do Mundo

O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e passou pela Comissão de Esporte (CEsp) do Senado, onde recebeu parecer favorável da relatora, senadora Leila Barros (PDT-DF)

Senado vota criação da Universidade Federal do Esporte em meio à Copa do Mundo
Carlos Moura/Agência Senado
Publicidade

Em meio ao clima da Copa do Mundo, o Senado deve analisar nesta terça-feira (16) o projeto de lei que prevê a criação da Universidade Federal do Esporte (UFEsporte). A votação está prevista para ocorrer a partir das 14h, durante sessão semipresencial.

A proposta, apresentada pelo Poder Executivo por meio do Projeto de Lei 6.133/2025, estabelece que a nova instituição terá sede em Brasília, com possibilidade de expansão para outros estados. O objetivo é fortalecer a formação acadêmica, a pesquisa, a extensão e a inovação relacionadas à ciência do esporte.

O texto já foi aprovado pela Câmara dos Deputados e passou pela Comissão de Esporte (CEsp) do Senado, onde recebeu parecer favorável da relatora, senadora Leila Barros (PDT-DF). Caso seja aprovado pelos senadores sem alterações, o projeto seguirá para sanção presidencial.

Formação de profissionais da educação também será analisada

Além da criação da UFEsporte, o Senado deve avaliar outro projeto ligado à educação. O PL 96/2024 busca incluir oficialmente cursos de qualificação, pós-graduação, mestrado e doutorado como atividades de formação continuada para profissionais da educação básica pública.

A proposta altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB). Atualmente, a legislação já prevê o direito ao aperfeiçoamento profissional contínuo como parte da valorização da carreira, mas não especifica quais modalidades podem ser consideradas nesse processo.

A matéria recebeu parecer favorável na Comissão de Educação (CE), apresentado pela senadora Professora Dorinha Seabra (União-TO).

Salvador pode virar sede simbólica do governo federal uma vez ao ano

Também está na pauta dos senadores o Projeto de Lei 5.672/2025, que prevê a transferência simbólica da sede do governo federal para Salvador, na Bahia, no dia 2 de julho de cada ano.

A mudança ocorreria durante as celebrações da Independência da Bahia, data considerada um marco no processo de consolidação da Independência do Brasil. A transferência simbólica envolveria atividades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário.

O projeto passou pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), onde recebeu parecer favorável do senador Jaques Wagner (PT-BA). (As informações são da Agência Senado)

Leia também  Fim da escala 6×1 avança: deputados analisam projeto sobre nova jornada de trabalho

Luis Carlos Pimentel
Autoria
Luis Carlos Pimentel
Formado em Técnica Contábil, estudou Jornalismo na Faculdade Secal. Há 40 anos trabalha em meios de comunicação social. Trabalhou em emissoras de rádio, jornais impressos e portais. Registro Mtb/PR - 4451
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →