Passageiros do transporte coletivo de Ponta Grossa entraram em contato com a equipe de Jornalismo do Portal Boca no Trombone (BNT) nesta terça-feira (7), após dúvidas relacionadas a troca do cartão vale-transporte para o novo cartão ‘Conecta PG’ e também a transferência de saldo de um cartão para o outro.
Conforme uma passageira que utiliza diariamente o cartão de transporte, um grupo de pessoas- incluindo ela, se deslocaram ao terminal central para trocar o cartão de vale-transporte atual pelo ‘Conecta PG’, após serem informados de que o cartão antigo deixaria de valer. No entanto, ao chegar ao terminal, foram orientados pelos funcionários da Viação Campos Gerais (VCG) de que a troca não era necessária.
A passageira questiona “Eu gostaria de saber se o cartão que já tenho vale ou não pois o motorista disse que precisa trocar, já os funcionários da VCG informaram que não é necessário a troca. É muito confuso”, comenta. Outra indagação da passageira é em relação a transferência de saldo do cartão atual para o novo cartão ‘Conecta PG’ em caso de troca. “Quem tem saldo no vale-transporte, vai passar o saldo para o novo cartão?”, argumenta.
Perante as dúvidas, a equipe de jornalismo contatou a VCG, e a empresa esclareceu que, no momento, o cartão ‘Conecta PG’ está sendo emitido apenas para as pessoas que utilizavam exclusivamente dinheiro para o pagamento da passagem do transporte coletivo e que não querem usar cartões de crédito e débito para efetuar a compra de passagens.
No entanto, a assessoria informa que em um determinado momento toda a população que utiliza o cartão do transporte coletivo deve fazer a migração para o cartão ‘Conecta PG’. “Todos que utilizam o cartão de transporte, em um determinado momento, terão que trocar para o novo cartão, mas o chamado será gradativo e a população será avisada com antecedência”.
Sobre a migração de saldos
Outro ponto levantado foi sobre o saldo existente no cartão atual e se ele será transferido para o novo cartão. A assessoria informou que os créditos do cartão antigo não serão transferidos para o ‘Conecta PG’, que utiliza uma tecnologia diferente.
“O crédito do cartão antigo, do cartão verdinho, não transfere para o cartão Conecta PG, que utiliza a metodologia da tecnologia Transdata. O que vai acontecer é que a Prefeitura vai estabelecer um prazo para que as pessoas utilizem e gastem todo o crédito do cartão eletrônico atual antes da transição”. Uma recomendação aos passageiros é que comecem a utilizar o saldo disponível no cartão atual, pois terão um prazo para serem usados.
A VCG reforça que as mudanças estão sendo feitas de forma escalonada para facilitar a adaptação. Quem ainda utiliza o cartão transporte pode continuar utilizando-o normalmente, mas deve acompanhar os avisos sobre a transição para o novo sistema.
Leia também: Avistamento de OVNI em Ponta Grossa intriga especialistas e população.