SÁBADO · 27 JUN 2026Ponta Grossa 12°C
Publicidade
Política

Vereadores aprovam criação do Cadastro Especial de Veículos em Ponta Grossa

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (5), a criação do Cadastro Especial de Veículos em Ponta Grossa. A proposta, de autoria do vereador Paulo Balansin (União), foi votada em primeira discussão e regulamenta o cadastro de automóveis classificados como 4×4 — adaptados ao uso off-road —, além de autorizar, no âmbito municipal, modificações técnicas nos […]

Paulo Balansin
Foto: Divulgação/CMPG
Publicidade

A Câmara Municipal aprovou, nesta quarta-feira (5), a criação do Cadastro Especial de Veículos em Ponta Grossa. A proposta, de autoria do vereador Paulo Balansin (União), foi votada em primeira discussão e regulamenta o cadastro de automóveis classificados como 4×4 — adaptados ao uso off-road —, além de autorizar, no âmbito municipal, modificações técnicas nos veículos.

De acordo com o Projeto de Lei 352/2025, apenas os veículos vinculados ao Jeep Clube de Ponta Grossa, reconhecido como entidade de utilidade pública, poderão ser cadastrados no sistema. Assim, os proprietários devidamente registrados receberão autorização para circular nas vias públicas do município com seus veículos adaptados, conforme as regras previstas na nova legislação.

Confira as últimas matérias sobre Ponta Grossa (Clique aqui).

Segundo o vereador Balansin, o objetivo do projeto é fortalecer a relação entre os motoristas e o poder público, criando um canal de cooperação em situações de emergência. “Os cidadãos que possuem esses veículos muitas vezes colocam seus carros e tempo à disposição da sociedade em momentos críticos, como desastres naturais, campanhas de vacinação ou ações solidárias”, explicou o parlamentar durante a sessão.

O Cadastro Especial de Veículos em Ponta Grossa também tem caráter de reconhecimento público para grupos organizados que utilizam seus veículos em atividades sociais, reforçando o papel comunitário desses motoristas e o potencial de apoio em eventos e operações oficiais.

O projeto foi aprovado em primeira discussão e voltará à pauta na próxima segunda-feira (10), quando deve ser analisado novamente pelos vereadores. Após a segunda votação, caso seja aprovado, seguirá para sanção do Poder Executivo.

A iniciativa tem recebido apoio de grupos de praticantes de trilhas e atividades off-road, que enxergam na medida uma forma de valorização e regularização da prática, garantindo mais segurança e reconhecimento dentro da legislação municipal.

*Com informações da CMPG

Yuri Silva
Autoria
Yuri Silva
Sou formado em Jornalismo pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Sou jornalista do portal BnT. Possuo aptidão em comunicação textual, verbal e afins. Possuo um apreço especial pelo jornalismo esportivo. Faço parte da equipe do BnT Esporte Clube.
Ver todas as matérias →
Publicidade
Publicidade
Notícias relacionadas
Web Stories
Todas →
VídeosMais vídeos para você curtir
Ver no YouTube →