Vereadores aprovam projeto que institui o ‘Cata-Treco’ em PG
A proposta, que trata da coleta e destinação adequada de resíduos volumosos, foi aprovada em segunda discussão com 16 votos favoráveis.

A Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, na sessão desta quarta-feira (11), o Projeto de Lei nº 119/2025, de autoria do vereador Fábio Silva (Republicanos), que institui o ‘Cata Treco’. A proposta, que trata da coleta e destinação adequada de resíduos volumosos, foi aprovada em segunda discussão com 16 votos favoráveis.
O projeto prevê a coleta de móveis usados, como sofás, colchões, camas, armários, mesas e cadeiras, além de eletrodomésticos, eletrônicos inservíveis, madeiras, plásticos e outros materiais recicláveis de grande porte. Ficam excluídos da iniciativa os resíduos da construção civil, restos de podas de árvores e materiais perigosos, como produtos químicos e inflamáveis.
Leia mais: Paraná lança programa universitário para pessoas idosas em 117 cidades
De acordo com o texto, cada residência poderá solicitar a retirada de até 1 metro cúbico de resíduos. Em caso de volumes superiores, será necessário novo agendamento, conforme a disponibilidade do serviço. Todas as coletas deverão ser previamente agendadas por meio de canais a serem disponibilizados pelo Poder Executivo.
O texto também autoriza o Executivo a firmar parcerias com cooperativas, empresas privadas e associações de catadores, com o objetivo de viabilizar e expandir o Programa Cata-Treco, promovendo a destinação ambientalmente adequada dos materiais coletados e possibilitando seu reaproveitamento por cooperativas de reciclagem.
Com a aprovação, o projeto agora parte para a sanção do Executivo Municipal.
*Com informações da CMPG























