Com a chegada do Feriado de Finados (02), a expectativa é que muitos visitantes procurem o Cemitério Municipal de Piraí do Sul para prestar homenagens aos entes queridos que se foram. Por isso, o Serviço de Vigilância em Saúde faz um alerta importante à população, para que seja redobrado o cuidado ao deixar flores e floreiras nos jazigos, a fim de evitar criadouros do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da dengue.
Segundo o setor de saúde, no caso de vasos, a recomendação é preenchê-los com areia ou substituí-los por modelos que não acumulem água, além de optar por flores plantadas diretamente na terra ou artificiais. Outro cuidado fundamental é usar vasos que não contenham embalagens plásticas e possíveis objetos que possam acumular água em cima do túmulo.
Leia também: Exportação de ovos do Paraná cresce 31,8% de janeiro a setembro e chega a 47 países
“O combate ao mosquito da dengue é prioridade em Piraí do Sul, e pedimos que todos colaborem no Feriado de Finados. Pequenas ações, como usar areia nos vasos e evitar embalagens plásticas, ajudam a prevenir focos do Aedes aegypti. Contamos com a população para manter a cidade livre da dengue,” afirmou o secretário municipal de saúde, Júlio Sandrini.
Atenção para os seguintes cuidados:
– Não coloque flores em vasos com água. Prefira flores plantadas em vasos com terra ou areia;
– Retire as embalagens dos vasos de flores;
– Não deixe embalagens expostas;
– Use vasos furados e sem pratos;
– Evite plantas que podem reter água entre as folhas, como bromélia;
– Evite utilizar suporte para velas;
– Não deixe objetos que possam estocar água sobre os túmulos;
– Descarte corretamente o lixo.
Das assessorias
Siga o Portal Boca No Trombone no Instagram