A partir das 10 horas deste sábado (22) acontece a 22ª edição da Oranjefeest na Colônia Castrolanda. O evento com entrada gratuita celebra o Dia do Rei da Holanda (Koningsdag), mantendo viva a cultura e as tradições holandesas. Só no ano passado mais de duas mil pessoas visitaram o evento.
Esse ano 100 expositores vão estar participando e o público poderá aproveitar as barracas de artesanato, roupas, brinquedos, jogos, além das comidas típicas holandesas entre knijpertjes, poffertjes, bitterballen e bolachas. Também haverá música e apresentações culturais, com a Fanfarra da Escola Evangélica da Comunidade de Castrolanda, do Grupo Folclórico Holandês de Castrolanda (GFHC), do Boerenkoor – coral de fazendeiros e da Banda do 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizada.
Para um dos organizadores do evento, Rafael Rabbers, a expectativa do evento é que seja a maior Oranjefeest de todos os tempos pelo recorde de expositores, e acredita em um grande número de público.
Leia também: Vereadores de Castro pedem prorrogação de programa para profissionais autônomos e liberais
O nome ‘Oranjefeest’ cor laranja (oranje em holandês) representando a Holanda tem a ver com o sobrenome do Rei ‘ORANJE-NASSAU’. Rabbers explica que há muitos anos um dos ancestrais do Rei Hendrik III van Nassau se casou com uma senhora de Breda. “Eles receberam como posse a região francesa de Orange, ao qual o título Princípe de Oranje está ligado. Este título era hereditário, quando o filho de Hendrik faleceu sem deixar filhos, o título foi passado ao primo alemão Willem van Nassau. Este é conhecido como Willem van Oranje e é o antepassado da Casa Real de Oranje-Nassau. A família real surge a partir deste homem, por isso o atual Rei dos Países Baixos, Willem Alexander, também usa o título ‘Prins van Oranje-Nassau’. Como a família real tem a palavra ‘laranja’ em seu nome, esta cor se tornou a cor representativa do país e é muito usada no Dia do Rei”.