Notícias Corporativas

INSS: 4,3 milhões de segurados devem fazer prova de vida

INSS: 4,3 milhões de segurados devem fazer prova de vida  INSS: 4,3 milhões de segurados devem fazer prova de vida
INSS: 4,3 milhões de segurados devem fazer prova de vida
João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, explica como os beneficiários que receberem a notificação devem fazer a prova de vida para garantir o benefício

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) convocará 4,3 milhões de segurados, entre aposentados, pensionistas e beneficiários de auxílios de longa duração, para realizar a prova de vida anual. 

João Adolfo de Souza, proprietário da João Financeira, portal de notícias focado em informações para beneficiários do INSS, explica que a medida foi tomada para aqueles beneficiários em que o rastreamento que comprova a prova de vida automaticamente não foi possível de ser feito.

“Cabe ao instituto comprovar que o beneficiário está vivo, desde o início de 2023, a partir de cruzamento de dados. No entanto, para os casos em que o rastreamento não é efetivo, o titular precisa fazer, ele mesmo, a prova de vida”, afirma.

Souza destaca que os segurados em questão se enquadram nos casos em que a autarquia do governo federal não consegue fazer a comprovação de vida por não encontrá-los em nenhuma base de dados. Por conta disso, é enviada uma notificação via aplicativo ‘Meu INSS’, Central 135, e/ou notificação bancária informando que a prova de vida ainda não foi efetivada.

“A medida faz-se necessária, inclusive, para evitar os golpes ao instituto, que estima poupar bilhões com esta iniciativa”, frisa o proprietário da João Financeira.

Segundo informação divulgada pela Agência Gov, os 4.351.557 segurados que terão que comprovar que estão vivos são nascidos nos meses de janeiro a março. Até o momento, foram notificadas 3.089.043 de indivíduos nascidos em janeiro e fevereiro. No início deste mês, foi a vez de 1.262.514 que fazem aniversário em março que estão há mais de 12 meses sem realizar a prova de vida.

Ainda de acordo com o comunicado, os segurados que receberem a notificação devem acessar o aplicativo “Meu INSS” ou o banco onde recebem o benefício para realizar a prova de vida. “Passados 60 dias após as notificações via ‘Meu INSS’, Central 135, e/ou notificação bancária, não havendo a comprovação de vida, o pagamento poderá ser bloqueado”, diz a nota.

Ainda segundo o comunicado divulgado pela Agência Gov, vale como comprovante:

  • Acessar o aplicativo Meu INSS ou apps que tenham certificação e controle de acesso;
  • Atendimento em Agência da Previdência Social;
  • Receber pagamento de benefício com biometria;
  • Fazer empréstimo consignado com biometria;
  • Fazer atualizações no CadÚnico (Cadastro Único);
  • Os segurados ainda podem realizar a prova de vida presencialmente, em agências bancárias e unidades do INSS.

Para mais informações, basta acessar: 

https://joaofinanceira.com.br/blog-da-joao-financeira-como-acelerar-seu-processo-de-aposentadoria-por-invalidez/

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

Web Stories

Elizabeth comemora chegada da XBRI Previsão do tempo de hoje (17) Rumo realiza limpeza, após denúncia do BNT Previsão do tempo de hoje (16) Volta às aulas nas Lojas Maxitango Previsão do tempo de hoje (14) Previsão do tempo de hoje (13)