Notícias Corporativas

Startup divulga dados inéditos de bem-estar em 100 rebanhos

Startup divulga dados inéditos de bem-estar em 100 rebanhos
Startup divulga dados inéditos de bem-estar em 100 rebanhos
O BEA Score, um diagnóstico gamificado de bem-estar animal desenvolvido pela startup mineira ESGpec, disponibilizado gratuitamente para produtores pelo projeto "Despertar Regenerativo", foi aplicado em 100 fazendas leiteiras em parceria com a Rurale. Os primeiros resultados mostram uma pontuação média de 6,9 pontos, em 10 pontos possíveis.

A ESGpec, empresa focada na agenda ESG no agronegócio, capacitou a equipe da Rurale para a aplicação do BEA Score, entre abril e setembro de 2024, em 100 fazendas localizadas em Goiás, Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O BEA Score é uma ferramenta de avaliação disponível no aplicativo ESGpec, para Android e iOS. De acordo com Bruna Silper, cofundadora da ESGpec e PhD em Ciência Animal, “a abordagem utiliza elementos interativos e atribui uma pontuação com base nos cinco domínios do bem-estar animal: Livre de fome, sede e desnutrição, livre de desconforto, livre de dor, injúrias e doenças, livre para expressar seus comportamentos naturais e livre de medo e estresse”. A solução possibilita a análise contínua, oferecendo feedback imediato aos produtores e acesso a materiais técnicos.

Resultados concretos nas fazendas

As 100 fazendas avaliadas com o BEA Score atingiram uma pontuação média de 6,9 em 10 pontos possíveis. A interpretação dos resultados destacou áreas críticas, como a saúde animal, que teve uma média de 58% do total de pontos possíveis no quesito, ressaltando a importância de aprimorar o controle sanitário e as ações preventivas. Em contraste, os domínios Nutrição e Ambiente foram os mais bem avaliados, alcançando 73% e 79%, do total de pontos possíveis em cada área, respectivamente.

Outro dado relevante é a relação entre bem-estar animal e produtividade. As fazendas foram agrupadas de acordo com a produtividade média por vaca, e aquelas com produção superior a 25 kg de leite por vaca/dia alcançaram um BEA Score médio de 7,5 pontos, superior às fazendas de menor produtividade. Isso sugere que o bem-estar animal pode estar associado à eficiência produtiva. “Produtores relataram que o preenchimento foi um aprendizado, revelando aspectos que poderiam passar despercebidos no manejo diário”, comenta Jovana Azevedo, cofundadora da Rurale.

Despertar Regenerativo: Ampliando o acesso à sustentabilidade

A ESGpec é responsável, também, pelo projeto Despertar Regenerativo que utiliza tecnologias específicas como o BEA Score e a PEC Calc (calculadora da pegada de carbono e metano entérico) gratuitamente para os produtores. Essas soluções permitem que as fazendas monitorem e planejem estratégias para reduzir emissões de gases de efeito estufa e aprimorar o manejo. O ESG Farm Score, outro diagnóstico contemplado pela iniciativa, mede o nível de adesão aos procedimentos sustentáveis e acompanha a evolução das propriedades no cumprimento da agenda ESG.

Esses instrumentos são utilizados por pequenos e médios produtores, oferecendo avaliações sem custos. Ao adotar essas práticas, os produtores conseguem identificar áreas de melhoria, implementar práticas mais eficientes e otimizar os resultados da propriedade.

Próximos passos: Expansão do conhecimento e da rede colaborativa

O Despertar Regenerativo pretende ir além do fornecimento de aplicativos. O projeto busca criar uma rede colaborativa entre produtores, técnicos e especialistas. Na próxima fase, o foco será a criação de um banco de dados e a expansão de uma comunidade de conhecimento, para que todas as partes compartilhem vivências e experiências. Com a adesão de mais fazendas ao projeto, espera-se que as inovações contribuam para alinhar o setor agropecuário às tendências globais de redução de emissões de gases de efeito estufa e para uma comunicação mais eficaz das práticas adotadas no campo.

Impacto na imagem das fazendas e valor econômico

A adoção de práticas sustentáveis pode melhorar a percepção das fazendas entre consumidores atentos à responsabilidade social e ambiental. As fazendas que utilizam o BEA Score e participam do Despertar Regenerativo demonstram compromisso com o bem-estar animal e a redução de impactos ambientais, o que pode fortalecer sua imagem e agregar valor econômico, atraindo consumidores conscientes.

Sobre a ESGpec

A ESGpec é uma startup focada em integrar tecnologia e sustentabilidade no agronegócio, oferecendo soluções que ajudam os produtores a monitorar e melhorar sua atuação ambiental, social e de governança (ESG). Com uma equipe multidisciplinar, a ESGpec desenvolve ferramentas voltadas ao agronegócio brasileiro.

Sobre a Rurale

A Rurale é uma empresa de consultoria, especializada em produção e qualidade do leite e participou da aplicação do BEA Score, auxiliando na padronização das avaliações de bem-estar animal.

Sobre o Despertar Regenerativo

O Despertar Regenerativo é um projeto que amplia o acesso a ferramentas voltadas para a sustentabilidade e bem-estar animal no setor leiteiro. Com metodologias como o BEA Score, o ESG Farm Score e a calculadora de pegada de carbono PEC Calc, os produtores podem avaliar e melhorar suas práticas para otimizar cada vez mais suas atividades. Para acessar esses recursos, os interessados podem se inscrever no site despertarregenerativo.com.br e seguir as instruções recebidas por e-mail e WhatsApp.


BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Carnaval de Tibagi: Prefeito eleito, Rildo Leonardi promete retomar dias áureos da festa Reeleito prefeito em Ipiranga, Douglas Modesto afirma que fará um segundo mandato ainda melhor que o primeiro Agenda Cultural (outubro de 2024) Delegada Claudia Kruger fala sobre prisão de Guia Espiritual em PG Prefeita de Carambei avalia seu mandato Desafios de Piraí do Sul Gastos na campanha eleitoral em Ponta Grossa