O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), André Mendonça, recebeu nesta segunda-feira (24) o Título de Cidadão Honorário do Estado concedido pela Assembleia Legislativa do Paraná.
A honraria foi entregue no Plenário do Poder Legislativo por proposição do primeiro secretário da Assembleia, deputado Alexandre Curi (PSD), e do deputado Alexandre Amaro (Republicanos). A sessão solene reuniu parlamentares, representantes dos poderes do Estado, além de lideranças políticas e religiosas.
O novo cidadão honorário paranaense destacou a alegria de estar no Paraná, terra que definiu como seu segundo Estado. Mendonça lembrou ainda que foi no Estado que começou a carreira na Advocacia Geral da União, em Londrina.
“Eu tenho um orgulho do Paraná, dos meus filhos serem paranaenses, e posso dizer que, de certa forma, a minha carreira foi construída também neste Estado. Ao mesmo tempo, ser cidadão paranaense, para mim, traz uma nova responsabilidade. Eu sei o peso que é o trabalho que o paranaense desenvolve para o crescimento do País e a expectativa que o povo tem de justiça. Espero agora, como representante do Estado, bem desempenhar esse papel”, declarou.
O deputado Alexandre Curi lembrou a relação do ministro do STF com o Paraná, além de sua atuação na academia e no trabalho como advogado. “Esta é uma justa homenagem ao ministro do Supremo Tribunal Federal, André Mendonça, que por sete anos viveu no Paraná e ajudou muito no desenvolvimento daquela região e do Estado. A partir de hoje, ele passa a ser um paranaense. Essa Casa lhe confere este título por tudo o que fez pelo nosso Estado, não só como ministro do Supremo Tribunal Federal, mas em especial no período em que viveu no Paraná”.
O deputado Alexandre Amaro afirmou que a homenagem ao ministro André Mendonça se deve aos serviços prestados por ele ao Estado do Paraná. “Acho muito importante colocarmos essa pauta e homenagear quem já fez algo pelo Paraná. O trabalho de André Mendonça em Londrina foi muito marcante, com um vasto currículo. É um ministro que tem representatividade, é uma pessoa do bem e as pessoas do bem merecem ser homenageadas e honradas, ainda mais pelo serviço prestado ao Paraná”.
Presenças
Participaram da sessão solene a segunda secretária da Assembleia, deputada Maria Victoria (PP), e os deputados estaduais Tiago Amaral (PSD), Soldado Adriano José (PP), Matheus Vermelho (PP), Tito Barichello (União), Cloara Pinheiro (PSD), Luiz Fernando Guerra (União), Fabio Oliveira (PODE), Flavia Francischini (União), Gilson de Souza (PL), Do Carmo (União), Nelson Justus (União), além dos deputados federais Filipe Barros (PL-PR), Vermelho (PL-PR) e Stephanes Junior (PSD-PR). Também estiveram na solenidade a ex-governadora do Paraná, Cida Borghetti, os ex-governadores Orlando Pessuti e Alvaro Dias, e o senador Sergio Moro (União-PR).
Estiverem presentes ainda o procurador-geral do Estado, Luciano Borges Santos, a diretora do foro da Justiça Federal no Paraná, juíza federal Luciana da Veiga Oliveira, o presidente do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, Fernando Guimarães, a ministra do Tribunal Superior do Trabalho (TST), Morgana Richa, o vice-presidente e corregedor regional eleitoral do Paraná, Luiz Osório Moraes Panza, o vice-presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região, Marco Antonio Vianna Mansur, e o procurador de Justiça do Ministério Público, Gilberto Giacoia.
Com informações da ALEP
Leia também: Álcool causa 2,6 milhões de mortes todos os anos no mundo, diz OMS