Brasil regulamenta Lei da Reciprocidade e prepara resposta a tarifa de Trump
Decreto assinado por Lula regulamenta a Lei da Reciprocidade e prepara resposta à tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada por Donald Trump

O governo federal publicou nesta terça-feira (15), no Diário Oficial da União, o decreto que regulamenta a chamada Lei da Reciprocidade. A medida, assinada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na segunda-feira (14), estabelece os procedimentos legais para que o Brasil possa adotar contramedidas comerciais diante de barreiras impostas por outros países.
A publicação ocorre em meio à tensão com os Estados Unidos, após o presidente norte-americano Donald Trump anunciar uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros. A nova legislação, aprovada pelo Congresso Nacional em abril deste ano, permite que o país reaja formalmente a esse tipo de sanção econômica.
O decreto detalha como o Brasil poderá aplicar concessões comerciais, definir obrigações relacionadas a investimentos e direitos de propriedade intelectual. No entanto, até o momento, o governo brasileiro não solicitou a prorrogação do prazo nem apresentou propostas de alíquotas alternativas à tarifa imposta pelos Estados Unidos. Com isso, a taxação de 50% deve começar a valer a partir de 1º de agosto, conforme anunciado pela gestão Trump.
A regulamentação da Lei da Reciprocidade é vista como um instrumento estratégico para garantir maior equilíbrio nas relações comerciais internacionais e reforçar a capacidade de negociação do Brasil diante de medidas unilaterais adotadas por outras nações.
Leia mais: Caixa libera abono salarial PIS/Pasep para nascidos em setembro e outubro























