Destaque Política

Caçadora das fake news é homenageada na Câmara de PG

Em três anos, o Sleeping Giants Brasil influenciou a defesa da democracia digital, expondo financiamentos prejudiciais e ganhando apoio.

Nesta segunda-feira (14) foi aprovado, em segunda discussão, o Projeto de Lei de autoria do Mandato Coletivo do PSOL, representado pela Vereadora Josi Kieras, na Câmara Municipal, que concede o título de Cidadã Benemérita à Mayara Stelle, que, juntamente com Leonardo Leal, também ponta-grossense, fundaram, em 2020, o Movimento Sleeping Giants Brasil, que busca desmonetizar sites que contribuem com a disseminação de fake news e demais formas de desinformação.

SLEEPING GIANTS BRASIL

O movimento ativista digital Sleeping Giants surgiu nos EUA em 2016 com o objetivo de combater a desinformação e o ódio online. Em maio de 2020, expandiu para o Brasil devido à disseminação de informações falsas, ódio nas redes sociais e negligência das plataformas. Ao longo de três anos, o movimento se tornou influente na defesa da democracia digital, expondo e combatendo o financiamento de discursos nocivos, ganhando apoio de empresas e autoridades.

Ao completar três anos em 2023, o Sleeping Giants Brasil celebra seus esforços na luta por um ambiente online mais responsável. Sua atuação nas redes sociais levou empresas a reconsiderar associações a conteúdos prejudiciais e recebeu apoio de órgãos estatais. O movimento monitora, denuncia e promove discussões sobre responsabilidade digital, destacando a importância dos seguidores e apoiadores na construção de um ambiente online seguro.

De acordo com a Vereadora Josi Kieras: “Juntamente com Leonardo Leal, Mayara obteve relevância no cenário político e social brasileiro, sendo acompanhados por cidadãos e empresas preocupadas com a monetização de portais de desinformação e discurso de ódio […] Somente nestes 3 anos de atuação, o movimento evitou mais de R$ 139 milhões em publicidade a sites de ‘fake news e discursos de ódio”.

Leia também: Ministério Público denuncia acusado de maus-tratos a animal em Imbituva


Lucas Portela

Lucas Portela

Lucas é jornalista formado em Bacharel pelo Centro Universitário Santa Amélia (UniSecal) de Ponta Grossa.

Graduado desde 2021, possui experiência com redação em portais de notícia, trabalhou nos bastidores de uma emissora de TV local, se aventurou como produtor audiovisual em uma agência de publicidade, já estagiou como assessor de imprensa na Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa e atualmente exerce o cargo de jornalista redator no portal Boca no Trombone.

Comentar

Clique aqui para comentar

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone