Destaque Política

Câmara aprova marco temporal de demarcação de terras indígenas

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados
Câmara aprova marco temporal para demarcação de terras indígenas. Projeto segue para votação no Senado. Detalhes e destaques em análise.

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta terça-feira (30) o texto-base do Projeto de Lei 490/07, que trata do marco temporal na demarcação de terras indígenas.Câmara aprova marco temporal de demarcação de terras indígenasCâmara aprova marco temporal de demarcação de terras indígenas Com a aprovação na Câmara, a proposta segue para votação pelos senadores. Neste momento, os deputados analisam destaques apresentados por partidos que pedem mudanças no texto.

O substitutivo do relator, deputado Arthur Maia (União-BA), prevê que a demarcação de terras indígenas valerá somente para as que eram ocupadas por povos tradicionais em 5 de outubro de 1988, data da promulgação da Constituição Federal.

Leia também: ACIPG debate melhorias no trânsito de Ponta Grossa

Conforme o texto aprovado, é preciso confirmar que as terras ocupadas tradicionalmente eram, ao mesmo tempo, habitadas em caráter permanente, usadas para atividades produtivas e necessárias à preservação dos recursos ambientais e à reprodução física e cultural na data da promulgação da Constituição.

Se a comunidade indígena não estava em determinado território antes dessa data, independentemente do motivo, a área não será reconhecida como tradicionalmente ocupada.

Pablo Valadares/Câmara dos Deputados

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG Entenda sobre a Central de leitos no PR