Política

Câmara de PG aprova revisão do Plano Diretor em nova discussão

WhatsApp Image 2025-06-25 at 155353 Boca no Trombone WhatsApp Image 2025-06-25 at 155353
Foto: CMPG
O objetivo da revisão é atualizar e modernizar os dispositivos legais que regulam o crescimento urbano de Ponta Grossa.

Nesta quarta-feira (25), a Câmara Municipal de Ponta Grossa aprovou, em segunda votação, os projetos de revisão do Plano Diretor do município. As propostas, encaminhadas pelo Poder Executivo, já haviam sido aprovadas em primeira discussão na última segunda-feira (23).

Os textos aprovados contemplam mudanças na legislação referente à Outorga Onerosa e à Transferência do Direito de Construir; Uso e Ocupação do Solo; e Parcelamento do Solo. O objetivo da revisão é atualizar e modernizar os dispositivos legais que regulam o crescimento urbano de Ponta Grossa.

Entre as mudanças, a atualização da Outorga Onerosa permite construções acima dos índices básicos definidos para cada zona, desde que respeitado o limite máximo e mediante contrapartida financeira ou em obras. A outorga terá validade de dois anos a partir da emissão da certidão e será cancelada caso não utilizada nesse período.

A regulamentação da Transferência do Direito de Construir possibilita a transferência ou alienação do potencial construtivo de imóveis com restrições ambientais, culturais ou destinados a equipamentos públicos, com base no coeficiente de aproveitamento ou altura máxima permitida.

Leia mais: UEPG apoia migrantes e refugiados em Ponta Grossa

Na Lei de Uso e Ocupação do Solo, a proposta aprovada prevê a criação da Área de Proteção Ambiental de Olarias e ajustes técnicos, como a definição de subsolo e embasamento, padronização das zonas urbanas e novas regras para recuos entre 3 a 5 metros em construções de esquina, conforme resolução do Conselho de Urbanismo. A legislação também permite estacionamentos em recuos com mais de 6 metros e define os eixos estruturantes como instrumentos para promover o desenvolvimento sustentável.

Já a nova redação da Lei de Parcelamento do Solo estabelece critérios para vias e estacionamentos em loteamentos, diretrizes para doação e dimensionamento de áreas destinadas a equipamentos comunitários, exigências específicas para diversos tipos de condomínios e a obrigatoriedade de calçadas conforme o Plano de Arborização. Também são incluídas novas exigências documentais e urbanísticas para aprovação, licenciamento e regularização de empreendimentos.

Os projetos receberam emendas, cujo prazo de apresentação havia sido prorrogado até a última segunda-feira. Após análise da Comissão Especial, todas as emendas foram consideradas aptas para tramitação e incluídas nos textos votados.

Após a aprovação na sessão ordinária des quarta-feira (25), os projetos agora seguem para sanção ou veto do Executivo.

Vinicius Sampaio

Vinicius Sampaio

Sou formado em Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa. Sou repórter do jornal Boca no Trombone, responsável por policial, esportes e política. Facilidade em comunicação visual, textual e verbal. Possuo conhecimento e um apreço especial por jornalismo de dados.

Comentar

Clique aqui para comentar

Web Stories

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

[sibwp_form id=2]
google-news-banner Boca no Trombone
botao-grupo-whatsapp Boca no Trombone

Google News

📢 GCM detalha operação que acabou em quatro prisões em Ponta Grossa 📢 INSS inicia ressarcimento de descontos ilegais a partir do dia 24! 📢 Ele detalhou o pacote com correção do IPTU, renegociação de R$ 303 milhões em dívidas e medidas para adequar PG à reforma tributária. 📢 POSTO MAHLE REAL E SUAS NOVIDADES, MUDANÇAS E INOVAÇÕES PARA O SEGUNDO SEMESTRE 2025 📢 Reserva recebe investimentos em infraestrutura, saúde e lazer: prefeito detalha ações 📢 Agroleite 2025: nova estrutura e expectativa de R$ 500 milhões em negócios 📢 Cursinho social Aprova oferece 20 vagas gratuitas para jovens de Ponta Grossa