Castro está entre os municípios que aderiram ao Programa Integrado de Gestão de Dados Municipais (PROGDM). Trata-se de um Software adquirido pelo Estado para otimizar dados das cidades e facilitar a gestão técnica, dentro da Administração Pública.
A adesão ocorreu no ano passado, e, ainda em 2023 deve ocorrer a adequação e atualização da base de dados do município, onde estão, por exemplo, cadastros imobiliários e desenho de lotes e de espaços públicos de Castro. Para melhor conhecer o Programa e se preparar para cada uma de suas etapas, o assessor técnico da Prefeitura, Cledson Silva, e o superintendente de geoprocessamento Cristiano do Nascimento, participaram de um treinamento no mês de junho, no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
“Agora vamos adequar o sistema, conforme foi pedido. É um trabalho de conferência do que temos e a adequação do que for necessário. Na sequência passamos para a segunda etapa, que consiste na operacionalização do Programa, já com base nos dados atualizados. Antes, porém, passamos por mais um treinamento”, explicou Silva.
Enquanto ferramenta de gestão, o PROGDM irá permitir que todas as cidades participantes façam gestão territorial padronizada. Além disso, a adesão também vai tornar a gestão de infraestrutura mais ágil e possibilitar que o Executivo conheça e dê atenção às demandas ligadas a infraestrutura no município, de forma precisa.
Conforme explica o assessor técnico da Prefeitura, participar do Programa também dará ao município condições de gerir receitas de forma mais eficiente e com mais autonomia. “Pode ocorrer de uma edificação passar por reforma, por exemplo, e até aumentar de tamanho, sem a devida emissão de alvará. Essa e outras situações poderão ser rastreadas, e a Administração terá condições de ligar dados, como os levantados pelo IBGE, relacionados ao perfil da comunidade, para fazer gestão tributária mais eficaz e para uso no planejamento estratégico”, destaca.
Transparência
O avanço na alimentação e atualização de dados dentro do PROGDM também tornará a gestão pública mais transparente. Segundo Cledson Silva, a intenção é disponibilizar um mapa moderno e atualizado de Castro no site da Prefeitura, quando a base de dados estiver completa e com as informações todas atualizadas.
Para os municípios, a adesão ao Programa é gratuita, e o Estado oferece licença de uso perpétuo e uma Ortofoto com base 2021. Isso significa que a alimentação de dados no sistema pode ser continuada, passando de uma administração para outra, como ferramenta de gestão permanente.
Leia também: Grupo realiza evento de empoderamento feminino neste sábado em PG