Agronegócio

Castrolanda avança e recebe credenciamento para criação do Parque Tecnológico Agroleite

Agroleite..
Hoje o espaço já conta com 30 empresas fixas que apresentam suas soluções para os produtores de leite e é palco do Agroleite, maior evento da cadeia leiteira da América Latina

A Castrolanda Cooperativa Agroindustrial avançou mais uma etapa para a criação do Parque Tecnológico Agroleite, em Castro, nos Campos Gerais, e recebeu, na segunda-feira (21), o credenciamento que oficializa o atual Expo Center como um ecossistema de inovação em planejamento junto ao Governo do Estado.

Hoje o espaço já conta com 30 empresas fixas que apresentam suas soluções para os produtores de leite e é palco do Agroleite, maior evento da cadeia leiteira da América Latina. O especialista do Escritório de Projetos da Castrolanda, Cristiano Gomes, explica o que muda com a novidade.

“A partir do credenciamento no Sistema Estadual de Ambientes Promotores de Inovação do Paraná (Separtec), nós estamos habilitados em participar de editais do Governo do Estado do Paraná e angariar recursos para investimentos no Parque. O credenciamento é mandatório para participar desses editais. Com os investimentos, a ideia é trazer empresas, instituições de ensino e instituições de pesquisa interessadas em desenvolver ainda mais inovações para dentro do Parque. Dessa forma, os produtos serão testados aqui e, posteriormente, lançados para o mercado”, disse.

Para o Diretor-Executivo da Castrolanda, Seung Lee, o credenciamento é uma forma de mostrar que a região está em movimento e sempre renovando a produtividade da bacia leiteira da região.

“O Parque Tecnológico nada mais é do que nós organizarmos uma estrutura que seja um grande hub de produção e tecnologia do leite. As condições de sucesso para que isso acontecesse já estão aqui. Entendo que nós vamos virar uma região de maior experimentação de novas tecnologias do leite. O Agroleite é a maior feira da América Latina e os nossos cooperados abraçam a inovação”, comentou Seung.

Ampliação

Ainda de acordo com Cristiano, um Plano Diretor e um Plano de Negócios serão desenvolvidos ao longo dos próximos meses com o apoio do Separtec. A previsão, segundo ele, é de que, no primeiro trimestre de 2025, a Castrolanda possa fazer um novo credenciamento junto ao Estado para que o projeto do Parque Tecnológico avance da fase de planejamento para a fase de implantação.

“Em paralelo, vamos continuar investindo na estrutura do Expo Center, possibilitando que possamos receber mais empresas de forma fixa, dando mais vida ao nosso parque e aumentando as conexões, seja através de sedes comerciais, laboratórios e centro de pesquisa ou treinamento. Além disso, temos uma lista com mais de 20 empresas renomeadas da cadeira leiteira que já formalizaram a intenção em participar do projeto de alguma forma”, garantiu Gomes.

Trajetória

Em agosto de 2024, o governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou o memorando de entendimento para a criação do Parque Tecnológico Agroleite. A assinatura firmou um compromisso do Governo do Estado do Paraná em apoiar a Castrolanda na concepção do projeto.

O gerente da Expo Center, Gustavo Viganó, lembra que o Agroleite é reconhecido como o maior evento técnico de pecuária leiteira da América Latina e um dos grandes destaques deste ano foi a aproximação e articulação com parceiros estratégicos, que foram essenciais para o lançamento da pedra fundamental do Parque Tecnológico Agroleite.

“Este projeto de longo prazo visa transformar o setor agropecuário, impactando não apenas as tecnologias e os produtores rurais, mas também a sociedade como um todo. O Parque Tecnológico será um vetor de desenvolvimento regional, trazendo inovação e crescimento sustentável, com efeitos que vão além do agronegócio”.

Para Viganó, a trajetória de sucesso do Agroleite e a representatividade da cadeia leiteira de Castro foram fundamentais para criar as bases deste projeto. “O Parque Tecnológico é reflexo dessa evolução. Nosso propósito é criar um ambiente que promova o aprimoramento contínuo de toda a cadeia leiteira, projetando a região como um polo de inovação no agronegócio. Seguimos comprometidos com essa visão de crescimento e transformação”, destacou.

Lei de Inovação

O Sebrae e a Prefeitura de Castro também são parceiros da Castrolanda para a implantação do Parque Tecnológico. Juntos eles trabalham em uma minuta para fazer uma Lei de Inovação para o município de Castro. A previsão é para que o Projeto de Lei entre em votação na Câmara de Vereadores no começo do próximo ano.

Leia também: Castro inicia instalação de decoração natalina nos principais pontos da cidade


Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG