A Companhia Paranaense de Gás (Compagas) vai investir cerca de R$505 milhões nos próximos cinco anos, entre 2024 a 2029. O plano de investimentos foi anunciado nesta segunda-feira (24) pelo governador Carlos Massa Ratinho Junior e contempla diversas ações e projetos de expansão.
Os investimentos fazem parte do novo contrato de concessão da Compagas, que passa a valer a partir do mês de julho e que define metas para o aumento da oferta de gás natural e biometano e o atendimento de novas regiões no Paraná para os próximos 30 anos.
“O Paraná, que é o maior gerador de energia renovável do Brasil, pode se transformar na Arábia Saudita do biogás e biometano. Temos um potencial muito grande na geração, que é feita através dos dejetos de animais e biomassa vegetal, como do setor sucroalcooleiro”, explicou o governador.
Investimentos na região
Um dos investimentos da Compagas é a inserção do biometano na rede de gás canalizado e o desenvolvimento de corredores sustentáveis com abastecimento via gás natural e biometano.
O primeiro contrato para fornecimento de biometano no Paraná foi assinado com a empresa H2A, que fornecerá à Compagas, 20 mil metros cúbicos/dia a partir de julho de 2025. A parceria viabiliza a construção de uma usina em Carambeí para a produção do gás renovável a partir de dejetos de animais do polo leiteiro.
A parceria com a H2A faz parte do plano de expansão da Compagas, que prevê novos contratos de biometano nos próximos meses. Os 15% previstos para a distribuição até 2026 correspondem a cerca de 100 mil metros cúbicos/dia de gás renovável.
O diretor de Administração da H2A, Carlos Alberto da Silva Souza, destacou que a empresa vem buscando novas tecnologias para a produção de biometano, com a planta de Carambeí utilizando dejetos suínos e bovinos para a produção do insumo. “Vamos aproveitar esse resíduo, que hoje já é tratado de forma sustentável, para dar uma viabilidade econômica aos produtores, que são sócios e parceiros do nosso projeto”, disse.
Com informações da AEN
Leia também: Athletico e Fluminense anunciam a demissão dos técnicos nesta segunda (24)