O Conselho Municipal de Saúde (CMS) fará uma reunião, nesta quarta-feira (24), para avaliar a decisão que desaprovou a implantação da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Uvaranas.
A nova reunião ocorre a partir das 18h15, na sede do Conselho. A decisão negativa impacta a implantação da nova unidade, visto que o Poder Público precisa obter aprovação de documentos, junto ao Ministério da Saúde, para que a UPA possa ser aberta.
Relembre o caso
Na última votação, realizada no dia 16 de julho, o Conselho votou e o resultado ficou em 9 a 9. Com isso, a presidente do CMS, Gizelle Cheremeta, possuía o voto de minerva e a votação ficou em 10 a 9 pela reprovação da UPA de Uvaranas.
O caso gerou polêmica no meio político. Vereadores, funcionários da Saúde e pré-candidatos à Prefeitura repudiaram a decisão do Conselho, chegando a pedir a abertura de uma CPI para investigar o caso. A entidade se defendeu, afirmando que se baseou em dados técnicos para a desaprovação e argumentando que a atenção básica também necessita de recursos.
Na última segunda (22), Gizelle Cheremeta – que representa a Associação Garagem Mulher no Conselho – foi substituída e deixou o cargo. Diversos conselheiros também se manifestaram para mudar o voto dado na última reunião, o que pode alterar a decisão dada e avançar na implantação da nova unidade.
Leia também: CPI das Apostas Esportivas deverá ir até o fim do ano e ouvir jogador da Seleção