Ponta Grossa

Consumidor alega “golpe da bomba baixa” em posto de combustível em Uvaranas

Reprodução
Ao abastecer um galão, a bomba marcou 5 litros, mas no recipiente continha apenas 4,75 litros. “Isso é um roubo piá”, diz o cliente

Nesta segunda-feira (11) recebemos, através de nossos leitores, um vídeo, que circulou nas redes sociais, mostrando um cliente  alegando o “golpe da bomba baixa” em um posto de combustível de Uvaranas, em Ponta Grossa,.

Nas imagens o homem relata que abasteceu um galão de 5 litros, mas ao mostrar no painel da bomba que chegou aos 5 livros, o galão marca apenas 4,75 litros. Ele questiona o frentista, que explica que as bombas são aferidas todas as semanas. “Isso é um roubo piá”, diz o cliente.

Encaminhamos a demanda para o Procon de Ponta Grossa, o qual esclareceu que, “independente dos meios de aferição serem diferentes do que foi realizado pelo consumidor, o Procon está agendando fiscalização com vistas à aferição na forma recomendada pela ANP – órgão que é o principal fiscalizador”, explicou.

A Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis do Brasil (ANP) apresenta recomendações para casos como esse, contendo orientações aos consumidores envolvem a fiscalização de postos de combustíveis (como é possível acompanhar nas imagens abaixo). “Exija o teste de volume: caso desconfie que a quantidade de combustível abastecida no tanque do carro é menor do que a registrada na bomba, peça ao posto para testar o equipamento na sua frente. No teste, o representante do posto deve utilizar medida-padrão de 20 litros aferida e lacrada pelo Inmetro. A diferença máxima permitida é de até 100ml para mais e até 60 ml para menos. Se a quantidade estiver abaixo de 60ml, você pode estar sendo alvo do chamado “golpe da bomba baixa”.” Explica.


Kauana Neitzel

Kauana Neitzel

Kauana Neitzel é jornalista formada pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG).

Atua na área desde 2020. Possui experiência com redação em portais de notícia; trabalhou em rádio; participou de projetos do Governo do Paraná na área da fotografia e redação; estagiou na UTFPR, no departamento DIREC; trabalhou como chefe de redação em jornal impresso e site na região Centro-Sul do Paraná; atualmente, exerce o cargo de editora chefe no portal Boca no Trombone.

Mais Lidas

BNT Vídeos

Quer receber as Newsletter BnT?

Cadastre-se e receba, um email exclusivo com as principais noticias produzidas pela equipe do Portal Boca no Trombone

Web Stories

Relembre o Bosque de Luz de Ponta Grossa PM ganha as ruas com Ações de Reforço Teto do shopping desaba em PG Cândido Neto entrevista Álvaro Goes Schumacher relembra gol histórico no Operário Palvavras de Deus no Portal BnT Torcida do Flamengo toma ruas de PG